Questão 39449 - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Concurso: Ministério da Cultura (MinC) 2006

Cargo: Restaurador

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Arquivologia Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Os objetos de papel, como mapas, cartazes e documentos, após permanecerem guardados enrolados durante muitos anos, freqüentemente ficam ressecados, rígidos. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    A umidificação prévia dos papéis reduz a probabilidade de, ao desenrolá-los, serem provocadas mais quebras e rasgos. Ajuda a aplainar os documentos que não estejam quebradiços, mas difíceis de desdobrar ou desenrolar.

  • B.

    Antes de se iniciar o processo de planificação, devem-se fazer os testes de hidrossolubilidade das tintas e cores de aplicação manual. Coloca-se uma pequena gota de água em cada cor ou tinta. Após alguns segundos, aperta-se suavemente com um pequeno mata-borrão ou outro papel absorvente. Se a cor aparecer no mata-borrão, o meio é sensível à água e não deve ser umidificado.

  • C.

    Na planificação das folhas, após serem umedecidas, pode-se prensá-las manualmente por pesos, ou mecanicamente entre papel mata-borrão.

  • D.

    Caso os papéis enrolados apresentem resistência à abertura, é preciso fazer uma umidificação mais lenta em ambiente saturado de água.

  • E.

    Uma vez desenrolada a folha, deve-se colocar sobre ela outra folha de mata-borrão com um peso, para evitar que, ao secar, novamente se enrole.