Questão 39472 - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Concurso: Ministério da Cultura (MinC) 2006

Cargo: Restaurador

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Arquivologia Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

A respeito do processo de desacidificação, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    A desacidificação tem como objetivo depositar uma concentração de 0,5 a 1% de substâncias alcalinas na fibra do papel, proporcionando uma reserva alcalina, que absorve ou neutraliza ácidos à medida que se introduzem no papel.

  • B.

    A eficácia dos métodos de desacidificação vai depender da natureza química do processo de obtenção do papel, a concentração dos agentes desacidificantes e a duração do tratamento, técnicas de aplicação e a composição do papel e grau de deterioração.

  • C.

    No processo de desacidificação aquoso, o documento é submerso em solução desacidificante, durante determinado tempo. Para tal, a solução mais utilizada é a de hidróxido de cálcio - Ca(OH2), que apresenta uma concentração muito elevada de íons (OH)- e um pH = 11. Parte do hidróxido neutraliza os ácidos do papel e o restante permanece na fibra do papel, proporcionando uma reserva alcalina. Outras soluções são as de bicarbonato de cálcio Ca(HCO3)2 e o tetraborato de sódio (Na2B4O7).

  • D.

    A desacidificação não-aquosa implica o uso de uma solução que contém um agente desacidificante e um solvente orgânico. Uma das características principais desse método é a rapidez de penetração dos produtos químicos no papel em temperatura ambiente. O carbonato de metil-magnésio é a substância mais utilizada e é vendida comercialmente com o nome de WeiT'O. Aumenta a resistência mecânica, o pH e a reserva alcalina.

  • E.

    A desacidificação gasosa utiliza produtos que se volatizam em temperaturas superiores às do meio ambiente. Os produtos já experimentados são vapores de amoníaco, o CHC, morfolina em vapor de água e o dietil-zinco.