Questão 39498 - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Concurso: Ministério da Cultura (MinC) 2006

Cargo: Restaurador

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Arquivologia Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    A intervenção de remendo consiste em se preparar uma tira de papel japonês adotando uma medida excedente de 10mm dos bordos do rasgo. Esgarçar bem as fibras de ambos os lados e aplicá-la com cola metilcelulose, sobre as partes unidas, pela frente da folha. Com a dobradeira e um pedaço de voile e mata-borrão, proceder à planificação do remendo. Deixa-se secar entre um sanduíche de voile, mata-borrão e placas de vidro.

  • B.

    A laminação ou velatura tem o objetivo de dar maior resistência ao suporte quebradiço, devolvendo sua manuseabilidade. Utiliza-se o papel japonês, que terá sua gramatura selecionada de acordo com o documento a ser tratado, e o adesivo utilizado é a metilcelulose ou carboximetilcelulose (CMC).

  • C.

    O enxerto é o processo no qual se preenchem as partes faltantes, utilizando papéis semelhantes ao original, tanto na cor como na espessura.

  • D.

    A cola metilcelulose é solúvel em água, e, uma vez seca, sua reversibilidade ocorre por meio da umidade. Pode ser guardada em temperatura ambiente.

  • E.

    A água utilizada para o tratamento deve ser purificada por meio da destilação ou deionização. A destilação tem o pode de solubilizar substâncias iônicas; a desvantagem é que elimina também componentes estabilizantes que devem ser mantidos no papel.