Questão 601812 - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Concurso: Defensoria Pública da União (DPU) 2010 (2ª edição)

Cargo: Arquivista

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Arquivologia Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

A respeito da conservação e preservação dos documentos nos arquivos, assinale a opção correta.

  • A.

    Procedimentos como identificação, classificação e controle da informação, com sua inserção em sistemas de informações, são parte das medidas de conservação, uma vez que facilitam a localização dos documentos e reduzem riscos de extravio ou danos.

  • B.

    O calor e umidade excessivos são nocivos ao acervo, pois podem gerar fungos. Deve-se, portanto, manter taxas muito baixas de umidade e temperatura no arquivo.

  • C.

    São considerados agentes de degradação dos documentos, entre outros: fatores ambientais, como temperatura e umidade; e fatores físicos, como insetos e roedores. Quando há um programa de restauração implantado no arquivo, eliminam-se totalmente as causas do processo de deterioração.

  • D.

    Todas as áreas do arquivo devem ter as mesmas condições climáticas, a fim de manter uma situação estável para quando houver a circulação dos documentos nos ambientes, evitandose choques térmicos e variações de umidade.

  • E.

    A luz natural, sobretudo a radiação ultravioleta, causa danos aos documentos. Para protegê-los, é necessário usar persianas ou cortinas nas janelas e substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, que não emitem radiações ultravioleta.