Questão 601827 - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Concurso: Defensoria Pública da União (DPU) 2010 (2ª edição)

Cargo: Arquivista

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Arquivologia Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos

Quanto à relação entre os índices de temperatura e umidade e a preservação de documentos, assinale a opção correta.

  • A.

    Os registros magnéticos devem ser armazenados em local separado do restante do acervo, pois as condições ideais para sua preservação incluem mobiliário especial e temperaturas muito baixas, entre 5 ºC e 8 ºC.

  • B.

    Nas regiões de clima quente e úmido, o gasto com manutenção e energia para manter ambientes climatizados é grande. Para reduzir esses custos, recomenda-se desligar os sistemas de condicionador de ar durante a noite, quando a temperatura é naturalmente mais amena.

  • C.

    As taxas de temperatura e de umidade relativa do ar recomendadas para a preservação de documentos fotográficos em preto e branco, documentos fotográficos coloridos e filmes são idênticas, por isso eles são armazenados juntos.

  • D.

    A cada aumento de 10 ºC, a velocidade de diversas reações químicas é dobrada. Portanto, altas temperaturas aceleram a deterioração dos documentos, uma vez que algumas dessas reações químicas levam ao rompimento das cadeias celulósicas.

  • E.

    Os documentos são higroscópicos, isto é, absorvem umidade facilmente. Por isso, expandem-se e se contraem com as variações da umidade relativa do ar. Se a temperatura for constante, as variações de umidade são positivas, pois não causam danos e tornam as fibras mais flexíveis.