Arquivologia Tipologias documentais e suportes físicos

Segundo a disposição e a natureza das informações que ostentam, as espécies documentais diplomáticas obedecem a fórmulas convencionadas, servindo de base jurídica ou consensualmente válida para que o documento, correto em sua estrutura semântica, se apresente como legítimo, fidedigno ou credível (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado / Imprensa Oficial do Estado, 2002. p. 27). Assim é que

  • A.

    compromisso é o registro contabilizado da fruição de um determinado benefício, e constituição, o conjunto de direitos e obrigações de uma entidade.

  • B.

    prospecto é a autorização emitida por autoridade competente para a realização de um evento, e questionário, a série de perguntas formuladas por escrito para serem respondidas também por escrito.

  • C.

    receita é a prescrição de medicamentos a serem ministrados, e citação, o trabalho científico apresentado em congressos e seminários.

  • D.

    atestado é a declaração sobre pessoa ou situação, feita por autoridade, e certidão, a transcrição de informações registradas em documento de assentamento ou processo, feita por funcionário de fé pública.

  • E.

    postura é a exposição sumária de itens a serem cumpridos dentro de determinado prazo, e portaria, ato pelo qual se determinam providências de caráter administrativo.