Questão 76563 - Tipologias documentais e suportes físicos

Concurso: Universidade Federal do ABC (UFABC) 2006

Cargo: Arquivologista

Banca: Universidade Federal do ABC (UFABC)

Nível: Superior

Arquivologia Tipologias documentais e suportes físicos

Tipologia documental é um dos temas centrais da Arquivologia. Trata-se de um método de análise que estuda o documento a partir de sua gênese, revelando o porque e o como ele é formatado. Estes estudos são fundamentais para o desenvolvimento das metodologias da avaliação, classificação e descrição, aplicadas aos documentos ao longo do seu ciclo de vida. Analise as características que apresenta o tipo documental e assinale a alternativa ERRADA.

  • A.

    originado na atividade administrativa a que serve, se manifesta em um formato, uma diagramação e conteúdo distintivos, cuja identificação serve de elemento para denominá-lo e classificá-lo.

  • B.

    tende a caracterizar coletividades, porque corresponde a uma atividade administrativa.

  • C.

    sua denominação sempre corresponde à espécie anexada à atividade concernente e pode ser alterada pelo arquivista se não tiver sido corretamente efetuada no órgão de origem.

  • D. sua correta denominação é estabelecida pelos administradores, no órgão de origem, no momento de sua produção.
  • E.

    vale como conjunto representativo da atividade que o caracteriza, ao contrário da espécie documental, que é um documento indivíduo, que obedece a formulas estabelecidas pelo direito administrativo ou notarial.