Recentemente, a imprensa divulgou notícia sobre as obras de reforma da sede do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Sobre esse assunto, leia as afirmações a seguir.

I. Um projeto de construção ou reforma bem elaborado permitirá que pequenas intervenções resultem em um bom desempenho do edifício que abrigará o arquivo ou o acervo de uma instituição.

II. Condições satisfatórias de climatização devem ser objetivos do projeto de reforma do edifício, a partir da análise de diversos fatores combinados, da verba e do prazo de execução da obra.

III. Tanto nas novas construções como na adaptação das existentes, maiores despesas iniciais justificam-se pela economia que ocorrerá na futura manutenção do edifício e na conservação do acervo.

IV. Juntamente com equipamentos de controle e monitoramento ambiental, dispositivos de detecção de incêndios possibilitam intervenções antecipadas, evitando os danos causados pelo fogo, pelo calor, pela fumaça, por gases tóxicos e pela ação inadequada no combate a um incêndio, tanto no período da reforma, quanto após a inauguração e uso do edifício.

Estão corretas as afirmações

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.