Questão 811115 - Arquivologia

Concurso: Prefeitura de Caçapava do Sul - RS 2016

Cargo: Arquivista

Banca:

Nível: Superior

As medidas separatrizes são aquelas medidas que separam ou que dividem o conjunto em certo número de partes iguais, e englobam: a própria mediana, os deciis, os quartiis e os percentiis. As medidas de dispersão são as medidas (amplitude total, desvio quartílico, desvio médio, desvio padrão, variância, coeficiente de variação de Pearson, variância relativa) que indicam se os elementos de uma distribuição estão mais próximos ou afastados de um ponto de referência, que em geral é a própria média do conjunto (LEVIN; LEVIN, 1997). Sobre o desvio padrão é correto afirma que?
  • A. é uma medida de dispersão utilizada para comparar a variação de conjuntos de observações que diferem na média ou são medidos em grandezas diferentes. Quando o desvio-padrão de duas distribuições não é comparável, uma solução é usar o coeficiente de variação, que é igual ao desvio-padrão dividido pela média, pois os desvios-padrão só podem ser devidamente avaliados quando comparados sob a mesma grandeza.
  • B. é a média do quadrado da distância de cada ponto até a média, e indica quão longe em geral os valores observados se encontram do valor esperado.
  • C. é um valor que quantifica a dispersão ou espalhamento dos eventos sob distribuição normal em relação à média da distribuição, ou seja, a média das diferenças entre o valor de cada evento e a média central, encontrado calculando-se a raiz quadrada da Variância. Quanto maior o desvio-padrão, maior a dispersão e mais afastados da média estarão os eventos extremos.
  • D. é a diferença entre o ponto mais alto e o mais baixo da distribuição. Exemplo: se a temperatura mais alta do Rio de Janeiro é 44°C e a mais fria é de 28°C, então a amplitude da temperatura anual desta cidade seria de 16° C (44-28 = 16). Dentro das unidades de informações os rankings são também utilizados para saber quais títulos são os mais buscados;