Artes Artes Visuais Área: Fotografia/Fotógrafo

Considere um trabalho cotidiano em que um fotógrafo documentou um evento disparando aproximadamente 100 (cem) fotos em câmera digital. Qual é a maneira mais adequada de preservar e arquivar as imagens para uso futuro?

  • A.

    Transferidas para o computador e abertas no editor de fotos, as imagens devem ser renomeadas, ordenadas e devem ser aplicados metadados para facilitar buscas. Uma seleção das fotos sem defeitos crassos deverá ser gravada como back up em mídia ótica, por exemplo, para arquivamento externo.

  • B.

    Enquanto as imagens estiverem sendo transferidas para o hard disk do computador, devem ser comprimidas em um arquivo típico como o Jpeg. Desse modo, poderão ser facilmente acessadas e manipuladas nos programas de edição, evitando ocupar muito espaço nas bases de dados principais.

  • C.

    As imagens devem ser transferidas para o computador e selecionadas. Após o tratamento adequado, devem ser encaminhadas para impressão. As provas devem ser selecionadas e aceitas pelo solicitante. Assim, os dois modos, o impresso e o virtual, são preservados.

  • D.

    Em campo, o profissional já deve ir processando uma edição básica. Isso garante o bom aproveitamento dos espaços de armazenamento tanto na câmera quanto posteriormente no computador. Em seguida, conectado à rede, envia as principais imagens para bancos de dados. Assim, as fotos estarão seguras e, ao mesmo tempo, acessíveis.

  • E.

    Por segurança os arquivos de imagens devem ser arquivados no hard disk do computador. Em um cálculo rápido, cem fotos de aproximadamente 10 a 20 megabytes ocupariam, no máximo, 2 gigabytes. O computador padrão para banco de dados e imagens tem, no mínimo, 400 gigabytes, o que permite acomodar duzentos trabalhos semelhantes.