Questões de Concurso de Arte/Educação - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 947203

Prefeitura de Caxias do Sul - RS 2018

Cargo: Professor de Artes / Questão 31

Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Nível: Superior

O desenvolvimento das tecnologias audiovisuais e da telemática, ciência que aborda o uso combinado do computador e dos meios de comunicação, suscitaram novas formas de se fazer arte, bem como de disseminação das manifestações artísticas realizadas com equipamentos tecnológicos. O computador com conexão à internet possibilitou gradativamente a unificação de várias mídias, diminuindo as fronteiras. O tempo e o acesso a informação e imagens desencadeiam uma diferente dinâmica em que o usuário passa a ser um elemento ativo, produzindo, gerenciando e interagindo com conteúdos disponíveis na rede, propiciando mudanças culturais e conceituais. Desta forma, a implementação do computador e da internet na escola amplia o campo de pesquisa em arte, bem como, da produção de imagens e do fruir, do interagir, com as manifestações artísticas contemporâneas e tecnológicas. A essa tecnologia podemos chamar de:
  • A. Ciberarte.
  • B. Ciber arte.
  • C. Tecnologia nas artes.
  • D. Nenhuma das alternativas anteriores.

Questão 947206

Prefeitura de Caxias do Sul - RS 2018

Cargo: Professor de Artes / Questão 34

Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Nível: Superior

A teoria tradicional surgiu no período conhecido como educação jesuítica, na tentativa de catequizar os índios, estendendose até inicio do século XX. Segundo Saviani (2006), tal tendência enfatiza a teoria sobre a prática, sendo, pois a prática resultado da teoria a qual, por sua vez, vincula-se essencialmente a relação “como ensinar” mediante a formulação de métodos de ensino. Visando a formação intelectual, o professor é visto como:
  • A. O centro do sistema educacional, um gerador de conhecimentos, sendo estes apresentados como verdades não absolutas e inquestionáveis pelos alunos, considerados seres passivos e submissos ao regime escolar.
  • B. O provedor do sistema educacional, um transmissor de conhecimentos, sendo estes apresentados como verdades absolutas e inquestionáveis pelos alunos, considerados seres passivos e submissos ao regime escolar.
  • C. O centro do sistema educacional, um transmissor de conhecimentos, sendo estes apresentados como verdades absolutas e com ênfase na participação questionáveis pelos alunos, considerados seres ativos e observadores ao regime escolar.
  • D. O centro do sistema educacional, um transmissor de conhecimentos, sendo estes apresentados como verdades absolutas e inquestionáveis pelos alunos, considerados seres passivos e submissos ao regime escolar.

Questão 947207

Prefeitura de Caxias do Sul - RS 2018

Cargo: Professor de Artes / Questão 35

Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Nível: Superior

Dentre os fundamentos pensados para a educação, destacam-se a pedagogia históricocrítica elaborada por Saviani da PUC de São Paulo e a Teoria da Libertação, com experiências de educação popular realizada por Organizações e movimentos sociais, fundamentados no pensamento de Paulo Freire. Essas teorias propunham:
  • A. Oferecer aos educandos acesso aos conhecimentos da cultura para uma prática social democrática.
  • B. Oferecer aos educandos acesso aos conhecimentos da cultura para uma prática social transformadora.
  • C. Oferecer aos educandos acesso aos conhecimentos da cultura e sociedade para uma prática social inovadora
  • D. Curriculares pretendiam fazer da escola um instrumento para a transformação social e nelas o ensino de Arte.

Questão 947210

Prefeitura de Caxias do Sul - RS 2018

Cargo: Professor de Artes / Questão 38

Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Nível: Superior

Ao tratar a respeito do universo da criatividade, Haetinger (2005) aborda a criatividade como a capacidade humana de gerar novas ideias ou ações. Ele afirma que essa capacidade independe do nível ou classe social, mas depende do meio no qual o sujeito está inserido. Esse conceito pode ser melhor entendido a partir das quatro categorias definidas por Rodhes (Apud: KNELLER, 1978, [s.p.]). Assinale a alternativa errada:
  • A. Do ponto de vista da pessoa que está criando, a ação criativa é fisiológica e tem como base os temperamentos humanos, os hábitos e as atitudes criativas.
  • B. A criatividade pode ser definida em virtude de seus conceitos: pinturas, conceitos, teorias, invenções, esculturas, poemas, filmes, etc. Mas estas são as formas estereotipadas das ações criativas.
  • C. Os processos mentais criativos englobam a percepção, a motivação, o pensamento, a aprendizagem e a comunicação.
  • D. A criatividade está associada às relações entre homens e aos fatores ambientais e culturais. Portanto, é fruto da interação entre homens/objetos/meio.

Questão 947212

Prefeitura de Caxias do Sul - RS 2018

Cargo: Professor de Artes / Questão 40

Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Nível: Superior

O papel/função do professor de arte é, exceto:
  • A. Prover o isolamento da arte.
  • B. Elementar e fundamental na formação humana e artística.
  • C. Evidenciar a necessidade de se valorizar o trabalho realizado na sala de aula.
  • D. Permitir uma busca contínua rumo ao conhecimento.

Questão 947213

Prefeitura de Caxias do Sul - RS 2018

Cargo: Professor de Artes / Questão 41

Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Nível: Superior

Qual modelo de escola que no século XX com a tendência pedagógica, houve uma contraposição às tendências anteriores de ensino perdurando até 1970:
  • A. Escola tradicional.
  • B. Escola tecnicista.
  • C. Escola contemporânea.
  • D. Escola nova.

Questão 947214

Prefeitura de Caxias do Sul - RS 2018

Cargo: Professor de Artes / Questão 42

Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Nível: Superior

Pensando-se no processo de uma aprendizagem inteira, plena, real de construção do conhecimento, pode-se dár de forma articulada entre, exceto:
  • A. O que se vive/sente.
  • B. A partir de livresca e simbólica.
  • C. O que é pensado/simbolizado.
  • D. A partir da vivência/experiência.

Questão 947216

Prefeitura de Caxias do Sul - RS 2018

Cargo: Professor de Artes / Questão 44

Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Nível: Superior

“...buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, fonotecas, videotecas, cinematecas), ...” refere-se a:
  • A. Ao conceito de criatividade na arte.
  • B. Ao conceito de reprodução da arte.
  • C. Ao conceito de ensinar arte.
  • D. Ao conceito de abordagem na arte.

Questão 947217

Prefeitura de Caxias do Sul - RS 2018

Cargo: Professor de Artes / Questão 45

Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Nível: Superior

Na perspectiva de MOREIRA, É no desenho, que por fazer parte do desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança, pode apresentar qualquer esboço, tanto os aspectos positivos, quanto os negativos, ou seja, as dificuldades enfrentadas em determinados momentos de sua vida infantil, logo é preciso considerar que:
  • A. É preciso considerar que a criança é aquilo produz, e que contar-nos histórias não reais, e que devemos reconhecer, nesta intenção, meramente a reprodução do que lhe mostrado.
  • B. É preciso considerar diante de uma criança que desenha é aquilo que pretende fazer: contarnos uma história e nada menos que uma história, mas devemos também reconhecer, nesta intenção, os múltiplos caminhos de que ela se serve para exprimir aos outros a marcha de seus desejos, de seus conflitos e receios.
  • C. É preciso considerar que o desenho é uma forma de contar-nos uma história fictícia ou real dos múltiplos caminhos onde consegue exprimir seus desejos e sonhos.
  • D. É preciso levar em consideração o que o educador/professor trabalhou diante de uma criança, bem como a forma como conta uma história, não levando em consideração o conhecimento da criança e seu cognitivo.

Questão 947218

Prefeitura de Caxias do Sul - RS 2018

Cargo: Professor de Artes / Questão 46

Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Nível: Superior

Ao longo da história da arte podemos distinguir três funções principais para a arte, a pragmática ou utilitária, a naturalista e a formalista. Cada uma com seu respectivo conceito, que respectivamente diz que:
  • A. Trabalha com os princípios que determinam a organização da imagem – os elementos e a composição da imagem; a arte pode estar a serviço para finalidades pedagógicas, religiosas, políticas ou sociais; o que interessa é a representação da realidade ou da imaginação o mais natural possível.
  • B. A arte pode estar a serviço para finalidades pedagógicas, religiosas, políticas ou sociais; o que interessa é a representação da realidade ou da imaginação o mais natural possível; trabalha com os princípios que determinam a organização da imagem – os elementos e a composição da imagem.
  • C. O que interessa é a representação da realidade ou da imaginação o mais natural possível; trabalha com os princípios que determinam a organização da imagem – os elementos e a composição da imagem; a arte pode estar a serviço para finalidades pedagógicas, religiosas, políticas ou sociais.
  • D. Nenhuma das alternativas anteriores.