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Os objetivos de uma verdadeira educação artística na escola podem ser definidos, segundo Porcher, por meio da democratização do acesso à arte. Assim, o autor indica três princípios para a educação artística:

  • A. a auto-expressão, que define a personalidade artística das crianças; o ensino, que as torna mais cultas; as visitas aos museus, que ajudam a preservar a memória da classe social do aluno.
  • B. as atividades artísticas, que envolvem diversas funções intelectuais; o ensino de arte, que sustenta, no plano escolar, as desigualdades sociais; a auto-expressão, que é a base para a formação da personalidade artística.
  • C. as atividades artísticas, que visam a formação intelectual do aluno; a auto- expressão, que constitui uma das atividades essenciais para a formação da personalidade; o ensino artístico, que fornece aos alunos meios para que se tornem sensíveis à obra de arte.
  • D. as classes sociais favorecidas, que abundam em indivíduos com capacidades artísticas; as classes menos favorecidas, que só possuem indivíduos com pouca capacidade artística; a escola, que sustenta essas desigualdades.