Artes Artes Visuais Arte/Educação

"Multiculturalismo é o denominador comum dos movimentos atuais em direção à educação em todo mundo. O equilíbrio, a configuração de uma identidade cultural e a flexibilidade para a diversidade cultural é um objetivo e, provavelmente, uma utopia, que colocará a educação em movimento constante, porque nem identidade nem os elementos do meio ambiente cultural são fixos."... "Hoje a necessidade de uma educação democrática está sendo reivindicada internacionalmente. Contudo, somente uma educação que fortalece a diversidade cultural pode ser entendida como democrática. Procurar igualdade, sem considerar as diferenças, é obter uma pasteurização homogeneizante."

(Ana Mae, 1998)

Considerando a citação acima, analise os itens abaixo:

I. Preceito de classe é ainda o grande inimigo do multiculturalismo no terceiro mundo. Tudo o que é feito pelo pobre é artesanato e não arte.

II. Os museus de arte do Terceiro Mundo são os mais ativos na quebra da divisão de classes na produção artística.

III. Os estudos de multiculturalidade, diversidade cultural e até de história cultural produzidas pelo Primeiro Mundo, não ajudam muito o Terceiro Mundo, porque são respostas a problemas de sua sociedade.

IV. No Brasil não há necessidade de estimularmos o multiculturalismo, pois é coisa de feminista histérica ou "crioulo".

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Todas as assertivas estão incorretas.

  • B.

    Todas as assertivas estão corretas.

  • C.

    I e IV são as únicas incorretas.

  • D.

    I e II são as únicas incorretas.

  • E.

    I e III são as únicas incorretas.