Artes Artes Visuais Arte/Educação

Ana Mae (1998) aborda a questão da Multiculturalidade indagando "por que o professor de arte precisa trazer para sua sala de aula a preocupação com as diferenças culturais? A resposta, embora pareça óbvia, foi até agora pouco considerada pelos educadores: em uma sala de aula, especialmente na escola pública, inter-relacionam-se indivíduos de diferentes grupos culturais que terão sempre que lidar com os outros indivíduos também de diferentes culturas e subculturas.

Os grupos culturais que se imbricam podem ser identificados pela raça, gênero, opção sexual, idade, locação geográfica, renda, classe social, ocupação, educação, religião, etc.

As principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte são:

1. Como diferentes grupos culturais podem encontrar um lugar para a arte em suas vidas?

2. Entender que grupos culturais diferentes têm também necessidade de arte, embora o próprio conceito de arte possa diferir de um grupo cultural para o outro."

Assinale a alternativa INCORRETA em relação à atitude, estimulada pelo professor, no ensino de arte com respeito à multiculturalidade que deve levar o aluno a

  • A.

    compreender que a arte não pode conferir identidade às pessoas através de símbolos.

  • B.

    sensibilizar para problemas de deficiência física e diferenças de raça, nacionalidade e naturalidade, classe social, religião.

  • C.

    libertar-se de atitudes discriminatórias em relação a pessoas de origem étnica e/ou cultural diferentes.

  • D.

    ser capaz de responder à diversidade racial, cultural e de gênero de maneira positiva e socialmente responsável.

  • E.

    contextualizar produtos e valores estéticos, pois só ai, a atitude multiculturalista é desenvolvida