Artes Artes Visuais Arte/Educação

"A brincadeira infantil é a forma infantil da habilidade humana para lidar com a experiência através de situações modelares e para dominar a realidade através da experimentação do planejamento" ... "Através do brinquedo, a criança inicia sua integração social; aprende a conviver com os outros, a situar-se frente ao mundo que a cerca. Ela se exercita brincando."

(Luise Weiss, 1989)

Analise as questões abaixo e marque que não corrobora o texto acima:

  • A.

    Brincando, a criança desenvolve os seus lados emocional e afetivo bem como algumas áreas do domínio cognitivo, tais como a capacidade de síntese, o jogo simbólico etc

  • B.

    Essa integração plena do ato lúdico entre aprender e brincar é rompida gradativamente, impondo-se à criança a hora de brincar e a hora de aprender.

  • C.

    Trabalhar, numa sociedade competitiva, é uma atividade superior. Brincar não rende dinheiro, não é lucrativo, enquanto que trabalhar significa competir, 'sobreviver'.

  • D.

    No universo escolar, as aulas de artes são colocadas após as aulas de Matemática, Física e Português, para contrabalançar as disciplinas sérias, aquelas que preparam para o futuro para o vestibular.

  • E.

    A indústria dos brinquedos transforma a criança num pequeno proprietário aburguesado que nem sequer tem que inventar os mecanismos de causalidade adulta,pois lhe são fornecidos prontos: Ela só tem de utilizá-los, nunca há um caminho a percorrer.