Artes Artes Visuais Arte/Educação

Ana Mae Barbosa, no seu livro 'Arte-Educação: leitura do subsolo', reproduz um texto de Vincent Lanier, (Devolvendo a Arte à Arte-Educação), no qual o autor, entre outras proposições, assim se expressa: "Não é necessária uma descrição do conjunto das idéias atualmente defendidas pelos arte-educadores. A maioria de nós conhece os diferentes conceitos que estão por aí. Lemos e relemos sobre criatividade, aptidão visual, arte-terapia, desenvolvimento intelectual, comunicação, atividades de lazer, design ambiental, treinamento profissional e educação estética, para nomear alguns"

(VINCENT LANIER in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Leia e assinale a alternativa destoante em relação à crítica que o autor faz em relação à amplitude de ações imputadas à arte-educação.

  • A.

    A maioria das idéias que em arte visam fornecer uma direção curricular para a área não reflete as contribuições específicas da arte-educação.

  • B.

    A influência da Psicologia Behaviorista e, em menor grau, da Sociologia e da Antropologia, dirigiram a atenção dos arte- educadores para referências sociais não artísticas

  • C.

    A experiência em arte é meramente um meio para algum fim meritório, importante não por si mesma, mas como veículo.

  • D.

    A arte deve ser um meio de clarificar os modos pelos quais o mundo social, econômico e político atuam e como isso pode ser incrementado

  • E.

    A postura de professores de arte, cuja principal referência deveria ser o domínio dos procedimentos estético-visuais, objetiva, em resumo, devolver à Arte à arte-educação.