Artes Artes Visuais Arte/Educação

"Os currículos são normalmente planejados para grupos e não para indivíduos, e é importante identificar ou prever aquelas artes populares que podem servir como o denominador comum mais abrangente do interesse da juventude. Apoiado numa observação genérica, naquilo que se tem escrito sobre o assunto e no senso comum, pareceria o 'indutor estético' mais difundido e abrangente entre os jovens encontra-se nas artes da mídia fílmica – particularmente cinema e televisão"

(Vincent Lanier in: BARBOSA, Ana Mae, 1997).

Dentre as proposições abaixo, assinale aquela que não corrobora com o que o autor chama de 'indutor estético'.

  • A.

    As artes da tela são dramáticas e musicais assim como visuais e, portanto, têm impactos multifacetados, sendo contemporâneas no estilo, não dependendo de métodos históricos de concepção.

  • B.

    Sua popularidade é compartilhada pelas massas e pela coletividade, em vez de estar limitada a uma elite, não importa quão numerosa, de classe, de educação ou de esfera social.

  • C.

    Seu caráter 'artístico' é freqüentemente mais óbvio que sutil, embora isso represente necessariamente um comentário sobre sua qualidade.

  • D.

    Trata de questões em que a maioria de nós não pode se identificar, portanto são menos relevantes do que museus de artes.

  • E.

    As artes da tela podem perfeitamente ser o caminho através do qual os arte-educadores possam atingir o jovem e incrementar o âmbito e a qualidade de sua experiência estética.