Artes Artes Visuais Arte/Educação

"Estudos críticos realizados sem análise da presença estética, seus processos formativos, suas causas espirituais, sociais, econômicas e políticas seus efeitos culturais e sem uma metodologia de ensino podem levar aos seguintes erros". (DAVID THISTLEWOOD in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Leia as proposições abaixo e assinale com "V" (verdadeiro) os itens que correspondem aos Estudos Críticos e "F" (falso) para os que se contrapõem a esse princípio.

( ) Há o perigo da simplificação da equação entre olhar uma obra-de-arte, mesmo que detalhadamente, e apreciá- la.

( ) Uma obra-de-arte bem analisada considera, apenas, os aspectos como combinações de forma, cor, textura e massa.

( ) Deve-se, além de investigar os aspectos formais da obra-de-arte, buscar sua relação com os motivos religiosos, históricos, sociais, políticos, econômicos e outros que a originaram.

A correlação CORRETA é

  • A.

    F – V – F

  • B.

    V – V – F

  • C.

    F – F – F.

  • D.

    V – V – V

  • E.

    V – F – V.