Artes Artes Visuais Arte/Educação

  • A.

    O termo “uma” não é a união das três cadeiras, mas ela mesma, única, que pode ser apresentada de várias formas, seja ela tridimensional, bidimensional ou descritiva (imagem imaginária), pois a representação de cadeira é uma construção cultural de senso comum, visto que é funcional e está presente no cotidiano, tornando-a uma representação simples e universal, pragmatizada no inconsciente coletivo. A fig.1 é a materialização de todas essas apresentações numa nova representação.

  • B.

    O termo “uma” significa que existe somente uma cadeira, que é a tridimensional. E a “apresentação pictórica” é a materialização de todas as ideias presentes na obra.

  • C.

    O termo “uma” é a união da “contextualização artística, apreciação visual e o fazer artístico”, logo, é a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. E a “apresentação pictórica” é a materialização visual do ensino-aprendizagem.

  • D.

    O termo “uma” refere-se à representação das três formas de apresentação de “cadeira” presentes na obra, logo, o “uma” é sinônimo da própria “Fig.1”. As três apresentações presentes na Fig.1 possuem, em comum, o significado “cadeira”. Comparando em termos pedagógicos, remetem à Proposta Triangular da Ana Mae Barbosa, no entanto, o “uma” assim como a “Fig.1” não é a Proposta em si, mas o que cada prática possui em comum, o objetivo desta proposta: formar.