Questões de Concurso de Elementos da linguagem visual - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 921379

Secretaria de Estado de Educação - SC (SED/SC) 2017

Cargo: Professor de 1º ao 3 do Ensino Médio / Questão 20

Banca: Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)

Nível: Superior

“Na criação de mensagens visuais, o significado não se encontra apenas nos efeitos cumulativos da disposição dos elementos básicos, mas também no mecanismo perceptivo universalmente compartilhado pelo organismo humano. Colocando em termos mais simples: criamos um design a partir de inúmeras cores e formas, texturas, tons e proporções relativas; relacionamos interativamente esses elementos; temos em vista um significado.” (Donis A. Dondis)

Sobre esse tema, é correto afirmar, exceto:

  • A. A psicologia da Gestalt tem contribuído com importantes estudos e experimentos no campo da percepção, buscando dados, conhecendo a importância dos padrões visuais e descobrindo como o organismo humano vê e organiza o input visual e articula o output visual.
  • B. O elemento mais importante e necessário da experiência visual é de natureza tonal, todos os outros elementos visuais nos são revelados através da luz.
  • C. Sempre que alguma coisa é projetada, executada, esboçada, desenhada e pintada, traz com ela a substância visual da obra que é composta a partir de uma lista básica de elementos, que são a mesma coisa que os materiais ou meios de expressão.
  • D. O equilíbrio é mais influente, psicologicamente e fisicamente, fundamento da percepção humana. Ele é uma necessidade que o homem tem de ter os pés firmemente plantados no solo.

Questão 921382

Secretaria de Estado de Educação - SC (SED/SC) 2017

Cargo: Professor de 1º ao 3 do Ensino Médio / Questão 23

Banca: Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)

Nível: Superior

A percepção óptica de um objeto, mesmo que de um ponto, a menor unidade perceptiva, se dá em relação a uma dimensão com menos definição que chamamos de:
  • A. Contorno.
  • B.  Linha
  • C. Fundo.
  • D. Cor.

Questão 921387

Secretaria de Estado de Educação - SC (SED/SC) 2017

Cargo: Professor de 1º ao 3 do Ensino Médio / Questão 28

Banca: Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)

Nível: Superior

Sobre cor é correto afirmar, exceto:
  • A. Na sua formulação mais simples a estrutura da cor pode ser ensinada através do circulo cromático.
  • B. A imagem posterior negativa de uma cor produz sua cor análoga.
  • C.  Cada uma das cores tem inúmeros significados associativos e simbólicos.
  • D.  A partir do diagrama do círculo cromático é possível obter inúmeras variações de matizes.

Questão 896195

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) 2017

Cargo: Professor - Área Artes Visuais / Questão 34

Banca: Instituto Federal Brasilia (IFB)

Nível: Superior

Sabemos que a cor não tem existência material. Cor é apenas uma sensação produzida pela ação da luz sobre o órgão da visão. Diante disso, leia as afirmativas abaixo:

I) A cor-luz é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca.

II) A cor pigmento é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz.

III) Chamamos de cor-luz as substâncias corantes que fazem parte do grupo de cores químicas.

IV) Existem vocábulos em vários idiomas para diferenciar a sensação cor da característica luminosa (Estímulo). Em inglês, a sensação é colour vision e o estímulo, Hue. Em português o melhor termo para caracterizar o estímulo é Matiz.

V) As faixas coloridas que compõem o espectro solar, quando tomadas isoladamente, uma a uma, denominam-se luzes policromáticas.

Assinale a sequência que contém apenas as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, III, IV
  • B. II, III, IV
  • C. III, IV, V
  • D. I, IV, V
  • E. I, II, V

Questão 896196

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) 2017

Cargo: Professor - Área Artes Visuais / Questão 35

Banca: Instituto Federal Brasilia (IFB)

Nível: Superior

A partir de um levantamento de classificação e nomenclatura das cores, estão corretas todas as afirmativas abaixo, EXCETO.
  • A. Cor geratriz ou primária: é cada uma das 3 cores indecomponíveis, que, misturadas em proporções variáveis, produzem todas as cores do espectro.
  • B. Cor dióptrica: é a cor reduzida pela dispersão da luz sobre os vários corpos refratores – prisma, lâminas delgadas (bolhas de sabão, manchas de óleo sobre à água) etc.
  • C. Cor cambiante: é a cor que destoa do conjunto.
  • D. Colorido: diz-se da distribuição das cores na natureza. Efeito da aplicação da cor pigmento (ou cor tinta) sobre uma superfície.
  • E. Cor irisada: é a que apresenta fulgurações analógicas às cores espectrais, comuns nas asas de borboletas e nas refrações de um modo geral.

Questão 896199

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) 2017

Cargo: Professor - Área Artes Visuais / Questão 38

Banca: Instituto Federal Brasilia (IFB)

Nível: Superior

As grandes indústrias de corantes e de iluminação produziram cada vez mais possibilidades cromáticas. Todas as afirmativas relacionadas abaixo estão corretas, EXCETO:
  • A. As mensagens de todos os tipos, sempre mais coloridas, inauguram uma era cultural em que a luz alucinante e psicodélica das grandes metrópoles contribui para a poluição visual.
  • B. A complementar do vermelho, em cor-luz, é o ciano e, em cor-pigmento, o verde.
  • C. O vermelho foi a cor de Dionísio para os pagãos e a do amor divino para os cristãos.
  • D. Na experiência química, o azul surge do escurecimento progressivo do branco.
  • E. Em cor-pigmento, o amarelo exige como complementar o violeta.

Questão 896202

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) 2017

Cargo: Professor - Área Artes Visuais / Questão 41

Banca: Instituto Federal Brasilia (IFB)

Nível: Superior

Para o estudo da cor, a parte da psicologia que mais interessa é a experimental. Diante disso, marque a alternativa INCORRETA.
  • A. Em toda sua história, a comunicação sempre se valeu de símbolos. Os sinais (sonoros, visuais ou gestuais) gerados de memorização das formas terminavam por constituir códigos.
  • B. O princípio fundamental comum a todas as correntes psicológicas gestaltistas é o reconhecimento do valor científico, explicativo e heurístico da aplicação das noções de estrutura, forma ou totalidade, ao estudo dos fenômenos psicológicos.
  • C. A corrente gestaltista é a que exerce maior atração aos comunicadores atuais que utilizam a forma e a cor como modo de expressão.
  • D. Para representar ideias, situações e objetos cada vez mais complexos, os comunicadores, procurando aperfeiçoar seus códigos, criaram símbolos tão desenvolvidos que chegaram a rivalizar com a fotografia e com a descrição analítica.
  • E. Antigamente, os símbolos empresariais na sua maioria abstratos, dialogavam muito mais com a Gestalt, demonstrando a força dessa corrente.

Questão 896203

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) 2017

Cargo: Professor - Área Artes Visuais / Questão 42

Banca: Instituto Federal Brasilia (IFB)

Nível: Superior

Os grandes coloristas de todos os tempos valeram-se da humanização dos cinza- neutros e dos tons rompidos para elevar ao máximo a vibração de suas cores. Diante disso, leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
  • A. Uma cor primária com sua complementar contêm, juntas, todos os elementos cromáticos da natureza, por isso, a mistura de ambas em equilíbrio óptico produz cinza-neutro.
  • B. Os tons rompidos mais comuns são os produzidos pela mistura do vermelho com o laranja, mais a adição do branco.
  • C. Quando vários cinza-neutros estão ao lado da cor violeta, influenciam-se mutuamente, fazendo com que o cinza escuro pareça mais escuro.
  • D. Na presença de um tom puro (no caso o branco), temos a formação do cinza colorido.
  • E. Quando bem aplicado, o cinza-neutro provoca a sensação de veladura, da cor- luz em potencial em ritmo de desenvolvimento.

Questão 627908

Universidade Federal do Pampa - RS (UNIPAMPA/RS) 2013

Cargo: Programador Visual / Questão 95

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca dos sistemas aditivo e subtrativo de cores, julgue os itens seguintes.

Quando sobrepostos, o ciano, o magenta e o amarelo geram a cor preta ou uma tonalidade próxima dessa cor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 627909

Universidade Federal do Pampa - RS (UNIPAMPA/RS) 2013

Cargo: Programador Visual / Questão 96

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca dos sistemas aditivo e subtrativo de cores, julgue os itens seguintes.

O número total de cores no sistema RGB é próximo de 16,7 milhões.

  • C. Certo
  • E. Errado