Questões de Concurso de História da Arte - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 841791

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Arte / Questão 50

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A Pop Art surgiu em meados da década de 50 do século passado no Reino Unido e no fim da mesma década nos Estados Unidos da América. Entre os expoentes britânicos incluem-se Eduardo Paolozzi e Richard Hamilton; entre os norte-americanos, Jasper Johns e Robert Rauschenberg. Seu maior expoente é Andy Warhol, cujo legado é inegável.

Considerando a obra Marylin Dyptich, de Andy Warhol, e os múltiplos aspectos relacionados à Pop Art, assinale a opção correta.

  • A. A Pop Art utilizava contrastes e tonalidades estritamente baseados na forma como o mundo se apresenta aos olhos.
  • B. A Pop Art ambicionava conscientizar o espectador sobre os perigos do sexo e da vaidade feminina relacionados à condição de estrelas hollywoodianas.
  • C. Na Pop Art, a estratégia/recurso de repetição da imagem tinha como propósito o reforço da importância e identidade das celebridades.
  • D. A Pop Art desafiava as Belas Artes, por incorporar imagens e ícones da cultura popular, bem como da publicidade e das mídias impressas.
  • E. Na Pop Art, apesar da contradição, as regras de composição eram rígidas e seguiam uma lógica de inspiração renascentista.

Questão 841792

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Arte / Questão 51

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Muitas são as linguagens e suportes artísticos, e suas origens remontam a épocas e períodos historicamente diversificados. No que diz respeito às artes visuais, as linguagens e(ou) suportes originadas no século XX são
  • A. desenho, fotografia e xilogravura.
  • B. arte computacional, cerâmica e linoleogravura.
  • C. aquarela, intervenção urbana e serigrafia.
  • D. cianotipia, encáustica e litografia.
  • E. instalação, performance e vídeoarte.

Questão 841794

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Arte / Questão 53

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A arte africana baseia-se na representação dos usos e costumes das tribos africanas, com objetos funcionais e simbólicos. Uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos é a escultura, com destaque para as máscaras, meio de expressão mais popular da arte africana. O material mais utilizado na feitura das máscaras africanas, que representam um canalizador para, por exemplo, a incorporação de espíritos e forças mágicas, é
  • A. o barro.
  • B. o bronze.
  • C. o marfim.
  • D. a madeira.
  • E. o ouro.

Questão 841804

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Arte / Questão 63

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Os versos apresentados constituem trecho inicial da canção “ABsurdo” apelidada de “marcha maluca” pelos autores, que criticavam, em tom pejorativo, um movimento artístico do século XX, lançado em 1909 pelo italiano Filipo Tommaso Marinetti. Esse movimento foi o

  • A. Cubismo, que se caracterizou pela decomposição, geometrização e representação das formas naturais e dos objetos em sua totalidade.
  • B. Romantismo, caracterizado pelo subjetivismo e pela liberdade de temas e de composição na expressão de estados emocionais.
  • C. Tropicalismo, que uniu elementos da cultura nacional a outros da arte pop e da vanguarda erudita.
  • D. Antropofagismo, que combinou elementos nativos brasileiros às tendências europeias modernas e à arte de vanguarda.
  • E. Futurismo, movimento modernista baseado em uma concepção dinâmica da vida e no combate ao culto do passado e da tradição.

Questão 841809

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Arte / Questão 68

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O movimento artístico da década de 60 do século XX que pretendia romper as fronteiras entre o erudito e o popular, o moderno e o antigo, o nacional e o internacional e que apontou o caráter sincrético e mestiço da cultura brasileira foi o
  • A. futurismo.
  • B. sincretismo.
  • C. modernismo.
  • D. tropicalismo.
  • E. antropofagismo.

Questão 851634

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Artes / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando a obra e os textos anteriormente apresentados, julgue os seguintes itens, no que concerne a diferentes modos e categorias de percepção e criação artístico-estética.

Conforme o texto de Arnheim, intelecto e intuição são processos cognitivos diferenciados e, portanto, necessariamente excludentes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 921371

Secretaria de Estado de Educação - SC (SED/SC) 2017

Cargo: Professor de 1º ao 3 do Ensino Médio / Questão 12

Banca: Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)

Nível: Superior

Sobre o Período da Pré-História, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

I Tudo o que sabemos sobre os homens que viveram nesse período é resultado de pesquisas antropológicas e históricas.

II No Neolítico, as técnicas de pintura e desenho mudam, mas os temas continuam os mesmos do Paleolítico Su perior.

III No Paleolítico Superior são feitos os primeiros registros de manifestações artísticas.

IV A explicação mais aceita para as pinturas do Paleolítico Superior ainda são de que faziam parte de um processo de magia relacionado à caça principalmente.

V Os artistas do Paleolítico Superior não realizaram trabalhos de escultura.

  • A.  II - III - V
  • B. I, - III - IV
  • C. III - IV
  • D.  IV - V

Questão 921372

Secretaria de Estado de Educação - SC (SED/SC) 2017

Cargo: Professor de 1º ao 3 do Ensino Médio / Questão 13

Banca: Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)

Nível: Superior

É correto afirmar que a Arte Egípcia tem fortes características. Dentre elas estão:
  • A. ligação com a religião, padronização de imagens e a lei da frontalidade.
  • B. ligação com a religião, a priorização da criatividade e a lei da frontalidade.
  • C. estilo pessoal do artista, padronização de imagens e a lei da frontalidade.
  • D. ligação com a religião, padronização de imagens e a reprodução naturalista.

Questão 921376

Secretaria de Estado de Educação - SC (SED/SC) 2017

Cargo: Professor de 1º ao 3 do Ensino Médio / Questão 17

Banca: Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)

Nível: Superior

Qual o período artístico surgido na Europa antes da Primeira Guerra Mundial que exibia obras caracterizadas pelas cores fortes e pinceladas destemidas?
  • A. Classicismo.
  • B. Minimalismo.
  • C. Fauvismo.
  • D. Futurismo.

Questão 921377

Secretaria de Estado de Educação - SC (SED/SC) 2017

Cargo: Professor de 1º ao 3 do Ensino Médio / Questão 18

Banca: Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)

Nível: Superior

Sobre a reconhecida artista Cindy Sherman é correto afirmar, exceto:
  • A.  A artista tem uma série do seu trabalho em que fotografa e interpreta estereótipos femininos inspirados em filmes hollywoodianos, Noir e B movies dos anos 50 e 60.
  • B.  Seu trabalho transita entre vários métodos de manipulação da fotografia.
  • C. Sua obra discute os papéis impostos às mulheres pela sociedade, pela mídia e pela arte.
  • D. Artista performativa que por vezes traz implicações como riscos físicos, simbolismo e ritualismo a sua obra.