Questões de Concurso de História da Arte - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 947204

Prefeitura de Caxias do Sul - RS 2018

Cargo: Professor de Artes / Questão 32

Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Nível: Superior

Ao longo de sua história, o ensino de Artes foi instaurado dentro de diferentes tendências pedagógicas e, desde 1996, tornouse componente curricular obrigatório nos diversos níveis da Educação Básica, contemplando a arte em seu contexto mais amplo e entendendo-a não mais como uma atividade curricular, mas sim como campo de conhecimento e atuação específicos, integrados à base de formação cultural do indivíduo e do cidadão como um todo. Portanto, as questões que tomam a Arte como referência propõem focá-la em suas diferentes modalidades expressivas e nos seus diferentes contextos, quer seja da sua produção, da sua apreciação, de seu estudo e sua difusão, sem perder de vista sua inserção sóciocultural na relação com os outros campos de conhecimento, tanto na sua parte geral, quanto na específica. Espera-se, desta forma, que os professores sejam capazes de manifestar certas habilidades relacionadas a este campo de conhecimento, sob o aspecto analíticocrítico, mediante sua capacidade de síntese, em que demonstrem relacionar dados, fatos e eventos, permitindo-lhes compreender as interações sociais e culturais que relacionam o seu contexto vivencial e o conhecimento formal obtido no seu percurso escolar. Quer ainda observá-los como elementos ativos no processo de transformação no qual estão inseridos na sociedade. Para tanto, os professores serão avaliados de acordo com a sua capacidade de, exceto:
  • A. Apreciar as manifestações artísticas em suas diferentes modalidades expressivas no contexto das Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Performance, de maneira interdisciplinar em relação à produção e leitura na sociedade.
  • B. Analisar, refletir e avaliar as manifestações artísticas por meio dos diferentes processos instituídos no contexto das teorias que observam, quer seja a sua relação com a História da Arte ou com a Estética.
  • C. Relacionar as manifestações artísticas ao contexto cultural, avaliando suas origens estéticas, suas raízes étnicas, suas funções sociais e abrangência de sua dimensão histórica.
  • D. Analisar, refletir e avaliar as manifestações culturas por meio de processos destituídos no contexto das teorias que observam, quer seja a sua relação com a História da Arte ou com a Estética.

Questão 947205

Prefeitura de Caxias do Sul - RS 2018

Cargo: Professor de Artes / Questão 33

Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Nível: Superior

As artes fornecem um dos mais potentes sistemas simbólicos das culturas e auxiliam os alunos a criar formas únicas de pensamento. Em contato com as artes e ao realizarem atividades artísticas, os alunos aprendem muito mais do que pretendemos, extrapolam o que poderiam aprender no campo específico das artes. E, como o ser humano é um ser cultural, essa é a razão primeira para a presença das artes na educação escolar. (ferreira, 2001, p32). Nesse sentido a arte deve ser vista como:
  • A. Faces do conhecimento, que complementamse e ajustam-se perante o desejo de compreender o mundo.
  • B. Oposição, uma contradição à ciência, todavia que faz entender certos aspectos que a ciência.
  • C. Faces do conhecimento, que não complementam-se e não se ajustam-se perante o desejo de compreender o mundo.
  • D. Nenhuma das alternativas anteriores.

Questão 947219

Prefeitura de Caxias do Sul - RS 2018

Cargo: Professor de Artes / Questão 47

Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias

Nível: Superior

Assinale a alternativa que contradiz os conceitos sobre: ARTE ERUDITA, ARTE POPULAR E ARTE DE MASSA:
  • A. A arte erudita refere-se àquela produzida e apreciada pela elite de uma sociedade.
  • B. Arte popular é aquela feita pelo povo e para o povo. O artista popular mantém raízes com a comunidade que faz parte sendo grandemente influenciado na sua criação pelos seus motivos e significados simbólicos e estéticos.
  • C. Nas regiões do país existe um único tipo de arte popular que se destaca, e por isso mesmo pode ser vista sem uma peculiaridade.
  • D. Arte de massa atingem uma quantidade maior de pessoas, de diferentes classes sociais e culturais por isso são consideradas como arte popular e, ao mesmo tempo.

Questão 841791

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Arte / Questão 50

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A Pop Art surgiu em meados da década de 50 do século passado no Reino Unido e no fim da mesma década nos Estados Unidos da América. Entre os expoentes britânicos incluem-se Eduardo Paolozzi e Richard Hamilton; entre os norte-americanos, Jasper Johns e Robert Rauschenberg. Seu maior expoente é Andy Warhol, cujo legado é inegável.

Considerando a obra Marylin Dyptich, de Andy Warhol, e os múltiplos aspectos relacionados à Pop Art, assinale a opção correta.

  • A. A Pop Art utilizava contrastes e tonalidades estritamente baseados na forma como o mundo se apresenta aos olhos.
  • B. A Pop Art ambicionava conscientizar o espectador sobre os perigos do sexo e da vaidade feminina relacionados à condição de estrelas hollywoodianas.
  • C. Na Pop Art, a estratégia/recurso de repetição da imagem tinha como propósito o reforço da importância e identidade das celebridades.
  • D. A Pop Art desafiava as Belas Artes, por incorporar imagens e ícones da cultura popular, bem como da publicidade e das mídias impressas.
  • E. Na Pop Art, apesar da contradição, as regras de composição eram rígidas e seguiam uma lógica de inspiração renascentista.

Questão 841792

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Arte / Questão 51

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Muitas são as linguagens e suportes artísticos, e suas origens remontam a épocas e períodos historicamente diversificados. No que diz respeito às artes visuais, as linguagens e(ou) suportes originadas no século XX são
  • A. desenho, fotografia e xilogravura.
  • B. arte computacional, cerâmica e linoleogravura.
  • C. aquarela, intervenção urbana e serigrafia.
  • D. cianotipia, encáustica e litografia.
  • E. instalação, performance e vídeoarte.

Questão 841794

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Arte / Questão 53

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A arte africana baseia-se na representação dos usos e costumes das tribos africanas, com objetos funcionais e simbólicos. Uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos é a escultura, com destaque para as máscaras, meio de expressão mais popular da arte africana. O material mais utilizado na feitura das máscaras africanas, que representam um canalizador para, por exemplo, a incorporação de espíritos e forças mágicas, é
  • A. o barro.
  • B. o bronze.
  • C. o marfim.
  • D. a madeira.
  • E. o ouro.

Questão 841804

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Arte / Questão 63

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Os versos apresentados constituem trecho inicial da canção “ABsurdo” apelidada de “marcha maluca” pelos autores, que criticavam, em tom pejorativo, um movimento artístico do século XX, lançado em 1909 pelo italiano Filipo Tommaso Marinetti. Esse movimento foi o

  • A. Cubismo, que se caracterizou pela decomposição, geometrização e representação das formas naturais e dos objetos em sua totalidade.
  • B. Romantismo, caracterizado pelo subjetivismo e pela liberdade de temas e de composição na expressão de estados emocionais.
  • C. Tropicalismo, que uniu elementos da cultura nacional a outros da arte pop e da vanguarda erudita.
  • D. Antropofagismo, que combinou elementos nativos brasileiros às tendências europeias modernas e à arte de vanguarda.
  • E. Futurismo, movimento modernista baseado em uma concepção dinâmica da vida e no combate ao culto do passado e da tradição.

Questão 841809

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Arte / Questão 68

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O movimento artístico da década de 60 do século XX que pretendia romper as fronteiras entre o erudito e o popular, o moderno e o antigo, o nacional e o internacional e que apontou o caráter sincrético e mestiço da cultura brasileira foi o
  • A. futurismo.
  • B. sincretismo.
  • C. modernismo.
  • D. tropicalismo.
  • E. antropofagismo.

Questão 851634

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Artes / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando a obra e os textos anteriormente apresentados, julgue os seguintes itens, no que concerne a diferentes modos e categorias de percepção e criação artístico-estética.

Conforme o texto de Arnheim, intelecto e intuição são processos cognitivos diferenciados e, portanto, necessariamente excludentes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 944580

Departamento Municipal de Água e Esgoto de Caldas Novas - GO (DEMAE/GO) 2017

Cargo: Design Gráfico / Questão 24

Banca: Universidade Federal do Goiás (UFGO)

Nível: Superior

Leia o texto e, em seguida, a figura.

Com forte simbolismo político, foi um dos primeiros grandes passos desse designer em direção à consolidação de um estilo internacionalmente conhecido, como:

  • A. Dadaísmo.
  • B. Suprematismo.
  • C. Cubismo.
  • D. Expressionismo.