Questões de Concurso de História da Arte - Artes

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Questão 964797

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Filosofia do belo na arte é a designação aplicada, a partir do século XVIII, à ciência filosófica que compreende o estudo das obras de arte e o conhecimento dos aspectos da realidade sensorial classificável em termos de belo ou feio, bom ou ruim.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964809

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 88

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Por muitos anos, no ensino da arte no Brasil, os conteúdos de história da arte contemplavam basicamente a história da arte ocidental, também denominada história universal, de caráter eurocêntrico, em detrimento da arte pré-colombiana e da influência das culturas indígenas e africanas nas linguagens artísticas nacionais. Do mesmo modo que é importante que conheçamos a grande arte, incluindo-se a brasileira, aquela que é patrimônio cultural e que frequenta os teatros, museus e galerias, devemos também mergulhar nas origens renegadas da arte e da cultura da nossa terra para resgatar nossas identidades.

A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

O estilo Barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século XV.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964815

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 94

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.

No que se refere a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Apesar de com o avanço tecnológico ter surgido uma grande variedade de frequência de quadros (fotogramas) por segundo na produção audiovisual, o cinema clássico, tradicional, faz uso de uma frequência de 30 qps (quadros por segundo).
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964816

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 95

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.

No que se refere a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

O Toré é um ritual sagrado da tribo Xucuru-Kariri (AL/BA/MG) que envolve cantos e dança em círculo ao som de instrumentos musicais, como chocalhos e maracás.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 961092

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 37

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Nesse contexto de globalização, o patrimônio cultural arquitetônico é visto como:

  • A. uma monumentalização do passado e dos valores nacionais;
  • B. um contrapeso às tendências homogeneizadoras da integração global;
  • C. um resgate do legado estético dos grandes nomes da arquitetura brasileira;
  • D. uma oportunidade econômica para beneficiar uma classe social;
  • E. uma preservação da memória do país inserida na tradição do Ocidente.

Questão 968984

Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) 2018

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Artes / Questão 32

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Superior

Julio Le Parc, artista argentino, teve uma excelente retrospectiva em Miami, em 2016 e em São Paulo, em 2017-18. A mostra com o título, Julio Le Parc: da Forma à Ação, trouxe obras que caminham pela op art, passa pela arte cinética e se desdobra em grandes instalações luminosas.

De acordo com a obra do artista e dos conhecimentos sobre a op art, identifique uma de suas carac-terísticas.

  • A. Representação do movimento através da pintura, apenas com a utilização de elementos gráficos.
  • B. Restauração dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística.
  • C. Temas concebidos como simples motivos que justificam a realização da pintura.
  • D. Uma arte solta das amarras racionalistas, resultado do automatismo psíquico, combinando elementos por acaso.
  • E. Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico, se encantando com a velocidade das máquinas.

Questão 961102

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 47

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Com base no texto e nas imagens, a opção que identifica corretamente um princípio do readymade nelas incorporado é:

  • A. superação do realismo na arte, com correspondências entre o mundo objetivo e seus significados simbólicos;
  • B. produção de sensações e percepções visuais a partir das condições de luz e dos contrastes cromáticos;
  • C. apropriação de objetos comuns, sem um valor estético específico, refuncionalizados como obras de arte;
  • D. utilização de materiais de baixo custo, com o intuito de eliminar as barreiras sociais entre a arte e o povo;
  • E. mitificação dos objetos pela sociedade de consumo, com incorporação do imaginário popular.

Questão 968993

Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) 2018

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Artes / Questão 41

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Superior

Na série “Esculturas de Um Minuto”, o público é convidado a seguir instruções para que se torne uma escultura do artista durante 60 segundos. A princípio, é possível definirmos essa ação como um hap-pening, mas, como no próprio título do trabalho, isso é uma escultura, pois

  • A. conduz um deslocamento de elementos do cotidiano inseridos no corpo do espectador, resul-tando em algo totalmente inusitado e com total liberdade.
  • B. modela naturalmente o corpo do espectador, mesmo que não seja sua intensão a priori.
  • C. o corpo do espectador segue um dos princípios dessa modalidade, que é a tensão, força, da matéria prima a ser esculpida, nesse caso, o corpo que foi “emprestado” ao artista por um pe-queno período.
  • D. o espectador é conduzido a produzir a obra, sendo uma espécie de material articulável e livre para ser transformado em obra momentânea do artista.
  • E. o outro é conduzido a produzir uma obra que não foi criado por ele, mas pelo artista que o induz a produzir algo que foge da naturalidade, mesmo que seguindo uma receita.

Questão 961112

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 57

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

O Samba de Roda do recôncavo baiano é uma mistura de música, dança, poesia e festa, tendo constituído uma das principais matrizes do samba brasileiro.

Em 2005, essa manifestação cultural foi incluída pela Unesco na sua III Declaração de Obras-Primas do Patrimônio Imaterial da Humanidade, porque:

  • A. expressa formas de comunicação artísticas enraizadas no cotidiano das comunidades afrodescendentes do recôncavo, reapropriadas como elementos identitários;
  • B. reúne o conjunto documentado das tradições musicais-coreográficas do recôncavo baiano, através de partituras que remontam ao período colonial;
  • C. documenta línguas e dialetos africanos próprios de grupos formadores da sociedade brasileira;
  • D. atualiza e torna tangíveis sítios das comunidades quilombolas da região do recôncavo, conservando tradições culturais e africanas no Brasil;
  • E. preserva o acervo dos bens históricos e etnográficos das populações de origem africana formadoras da sociedade do açúcar do recôncavo baiano.

Questão 969007

Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) 2018

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Artes / Questão 55

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Superior

A arte egípcia refere-se à arte desenvolvida pela civilização do Antigo Egito. Enquanto essa arte es-tava voltada para a religiosidade, a arte da Grécia Antiga ligava-se à
  • A. realidade.
  • B. experimentação.
  • C. naturalidade.
  • D. inteligência.
  • E. emoção.