Questões de Concurso de História da Arte - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 985836

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Artes / Questão 21

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Assinale a opção que apresenta o nome do compositor mais associado à música da Contrarreforma.
  • A. Josquin des Prez
  • B. Giovanni Pierluigi da Palestrina
  • C. Orlando di Lasso
  • D. Martinho Lutero
  • E. Giovanni Gabrieli

Questão 985846

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Artes / Questão 31

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando o texto 4A2AAA, assinale a opção correta.
  • A. Parte considerável da técnica composicional utilizada na música contemporânea está vinculada às inovações propostas por Debussy, quanto ao ritmo, por Schoenberg, quanto à forma, e por Stravinsky, quanto à linguagem.
  • B. Schoenberg publicou um tratado de composição atonal que se mantém como a principal referência pedagógica nos cursos superiores de composição musical.
  • C. O modelo estilístico obtido a partir da obra de Debussy retira a ênfase do desenvolvimento lógico de ideias e da narrativa de emoções pessoais.
  • D. Nota-se na obra A sagração da Primavera indícios da técnica composicional denominada serialismo integral.
  • E. As técnicas composicionais desenvolvidas pelos três compositores mencionados estão diretamente ligadas ao imaginário da cultura popular.

Questão 985847

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Artes / Questão 32

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação aos compositores e às obras citadas no texto 4A2AAA, assinale a opção correta.
  • A. Os três compositores mencionados compuseram obras com base em princípios composicionais serialistas.
  • B. As obras mencionadas compartilham a característica de ter superado completamente as amarras do sistema tonal.
  • C. Cada um dos compositores mencionados está diretamente relacionado a uma das seguintes escolas composicionais: impressionista, expressionista e primitivista.
  • D. As três obras mencionadas valorizam o timbre e utilizam sutilmente a orquestra sinfônica.
  • E. Com inúmeros trabalhos teóricos publicados, Stravinsky dedicou-se ativamente ao ensino da composição musical.

Questão 964797

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Filosofia do belo na arte é a designação aplicada, a partir do século XVIII, à ciência filosófica que compreende o estudo das obras de arte e o conhecimento dos aspectos da realidade sensorial classificável em termos de belo ou feio, bom ou ruim.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964809

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 88

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Por muitos anos, no ensino da arte no Brasil, os conteúdos de história da arte contemplavam basicamente a história da arte ocidental, também denominada história universal, de caráter eurocêntrico, em detrimento da arte pré-colombiana e da influência das culturas indígenas e africanas nas linguagens artísticas nacionais. Do mesmo modo que é importante que conheçamos a grande arte, incluindo-se a brasileira, aquela que é patrimônio cultural e que frequenta os teatros, museus e galerias, devemos também mergulhar nas origens renegadas da arte e da cultura da nossa terra para resgatar nossas identidades.

A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

O estilo Barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século XV.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964815

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 94

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.

No que se refere a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Apesar de com o avanço tecnológico ter surgido uma grande variedade de frequência de quadros (fotogramas) por segundo na produção audiovisual, o cinema clássico, tradicional, faz uso de uma frequência de 30 qps (quadros por segundo).
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964816

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 95

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.

No que se refere a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

O Toré é um ritual sagrado da tribo Xucuru-Kariri (AL/BA/MG) que envolve cantos e dança em círculo ao som de instrumentos musicais, como chocalhos e maracás.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 968984

Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) 2018

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Artes / Questão 32

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Superior

Julio Le Parc, artista argentino, teve uma excelente retrospectiva em Miami, em 2016 e em São Paulo, em 2017-18. A mostra com o título, Julio Le Parc: da Forma à Ação, trouxe obras que caminham pela op art, passa pela arte cinética e se desdobra em grandes instalações luminosas.

De acordo com a obra do artista e dos conhecimentos sobre a op art, identifique uma de suas carac-terísticas.

  • A. Representação do movimento através da pintura, apenas com a utilização de elementos gráficos.
  • B. Restauração dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística.
  • C. Temas concebidos como simples motivos que justificam a realização da pintura.
  • D. Uma arte solta das amarras racionalistas, resultado do automatismo psíquico, combinando elementos por acaso.
  • E. Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico, se encantando com a velocidade das máquinas.

Questão 968993

Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) 2018

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Artes / Questão 41

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Superior

Na série “Esculturas de Um Minuto”, o público é convidado a seguir instruções para que se torne uma escultura do artista durante 60 segundos. A princípio, é possível definirmos essa ação como um hap-pening, mas, como no próprio título do trabalho, isso é uma escultura, pois

  • A. conduz um deslocamento de elementos do cotidiano inseridos no corpo do espectador, resul-tando em algo totalmente inusitado e com total liberdade.
  • B. modela naturalmente o corpo do espectador, mesmo que não seja sua intensão a priori.
  • C. o corpo do espectador segue um dos princípios dessa modalidade, que é a tensão, força, da matéria prima a ser esculpida, nesse caso, o corpo que foi “emprestado” ao artista por um pe-queno período.
  • D. o espectador é conduzido a produzir a obra, sendo uma espécie de material articulável e livre para ser transformado em obra momentânea do artista.
  • E. o outro é conduzido a produzir uma obra que não foi criado por ele, mas pelo artista que o induz a produzir algo que foge da naturalidade, mesmo que seguindo uma receita.

Questão 841791

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Arte / Questão 50

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A Pop Art surgiu em meados da década de 50 do século passado no Reino Unido e no fim da mesma década nos Estados Unidos da América. Entre os expoentes britânicos incluem-se Eduardo Paolozzi e Richard Hamilton; entre os norte-americanos, Jasper Johns e Robert Rauschenberg. Seu maior expoente é Andy Warhol, cujo legado é inegável.

Considerando a obra Marylin Dyptich, de Andy Warhol, e os múltiplos aspectos relacionados à Pop Art, assinale a opção correta.

  • A. A Pop Art utilizava contrastes e tonalidades estritamente baseados na forma como o mundo se apresenta aos olhos.
  • B. A Pop Art ambicionava conscientizar o espectador sobre os perigos do sexo e da vaidade feminina relacionados à condição de estrelas hollywoodianas.
  • C. Na Pop Art, a estratégia/recurso de repetição da imagem tinha como propósito o reforço da importância e identidade das celebridades.
  • D. A Pop Art desafiava as Belas Artes, por incorporar imagens e ícones da cultura popular, bem como da publicidade e das mídias impressas.
  • E. Na Pop Art, apesar da contradição, as regras de composição eram rígidas e seguiam uma lógica de inspiração renascentista.