Questões de Concurso de História da Arte no Brasil - Artes

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Questão 860660

Secretaria da Educação - ES (SEDU/ES) 2016

Cargo: Professor de Artes / Questão 33

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O Instituto Inhotim situado na cidade de Brumadinho MG recebe milhares de pessoas de diversas faixas etárias, das mais diferentes formações acadêmicas e de todas as partes do mundo. Um dos principais objetivos do Instituto é a criação de um estreito diálogo entre dois acervos de grande importância. São eles, respectivamente:
  • A. arte e botânica.
  • B. artesanato popular e arte contemporânea.
  • C. arte moderna e arte contemporânea.
  • D. artes cênicas e artes visuais.
  • E. arte popular e arte erudita.

Questão 860661

Secretaria da Educação - ES (SEDU/ES) 2016

Cargo: Professor de Artes / Questão 34

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

“Estes materiais da memória podem apresentar-se sob duas formas principais: os monumentos, herança do passado, e os documentos, escolha do historiador. [...]

O monumento tem como características o ligar-se ao poder de perpetuação, voluntária ou involuntária, das sociedades históricas (é um legado à memória coletiva) e o reenviar a testemunhos que só numa parcela mínima são testemunhos escritos. [...]

O documento que, para a escola histórica positivista do fim do século XIX e do início do século XX, será o fundamento do fato histórico, ainda que resulte da escolha, de uma decisão do historiador, parece apresentar-se por si mesmo como prova histórica. A sua objetividade parece opor-se à intencionalidade do monumento. Além do mais, afirma-se essencialmente como um testemunho escrito.” O historiador Jaques Le Goff propõe uma diferenciação fundamental entre dois conceitos: monumento e documento.

É correto afirmar que

  • A. o monumento, por ser resultado de uma intencionalidade, não merece atenção do historiador.
  • B. para a escola histórica positivista do fim do século XIX e do início do século XX, a objetividade do documento parece opor-se à intencionalidade do monumento.
  • C. o monumento será o fundamento do fato histórico, ainda que resulte de uma decisão do historiador, apresentando-se por si mesmo como prova histórica.
  • D. o monumento é um legado à memória coletiva e se caracteriza por sua conexão a um grande número de testemunhos escritos.
  • E. há pouca diferença entre documento e monumento, na medida em que ambos se apoiam na escrita.

Questão 860662

Secretaria da Educação - ES (SEDU/ES) 2016

Cargo: Professor de Artes / Questão 35

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Rudof Laban, dançarino e téorico, desenvolveu um amplo estudo sobre os elementos que constituem o movimento e a sua utilização. Laban acreditava que o movimento humano é sempre constituído dos mesmos elementos, seja na arte, no trabalho, na vida cotidiana. Sobre a Análise Laban de Movimento, é correto afirmar:
  • A. É um método de rigor científico que tem por função avaliar a saúde física do ator, de acordo com os critérios positivistas do século XIX.
  • B. É uma postura acrítica ante os movimentos históricos e que tem por função liberar o sujeito para experiência individual, desconectando-o de seu entorno político.
  • C. Concede ao dançarino uma estrutura rígida, sem nenhuma abertura para improvisação, e foi por isso utilizada no treinamento militar das tropas alemãs.
  • D. Utiliza metodologicamente categorias para a observação e análise do movimento.
  • E. Foi posteriormente denominada Método Pilates, já que passou a ser utilizada com fins exclusivamente terapêuticos.

Questão 860663

Secretaria da Educação - ES (SEDU/ES) 2016

Cargo: Professor de Artes / Questão 36

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

“Não existe silêncio. O que eles pensaram ser silêncio, por não saberem ouvir, estava repleto de sons aleatórios.” Esta fala, feita pelo compositor experimental John

Cage, a propósito da primeira execução, em 1952, de sua composição chamada 4’ 33”, refere-se

  • A. à acústica deficitária do Teatro em que a composição foi executada.
  • B. ao vazamento de sons aleatórios do lado externo do Teatro, que prejudicou a boa audição de sua composição.
  • C. à reação de parte do público que, na expectativa de assistir a uma apresentação do que se chamou de “noise music”, não foram capazes de identificar os sons previamente gravados que faziam parte da composição.
  • D. à reação de parte do público, que entendeu sua composição como uma escolha pelo silêncio, já que os músicos não produziram, durante sua execução, nenhum som.
  • E. à reação de parte do público, que entendeu sua composição como uma escolha pelo silêncio, já que a composição não previa nenhum som a ser produzido por instrumentos.

Questão 860665

Secretaria da Educação - ES (SEDU/ES) 2016

Cargo: Professor de Artes / Questão 38

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O texto acima refere-se a um dos mais importantes movimentos de vanguarda do século XX, para o qual é escolhido um nome que

  • A. está à altura da importância do movimento, que é apoiado pelo interventor político e de modo geral pelo poder instituído na República de Weimar (1956).
  • B. significa tão somente um apelido dado à Marcel Duchamp pelo grupo chamado de dadaísta e que se popularizou pela liderança exercida por este artista nos movimentos de vanguarda europeia.
  • C. carrega simbolismo arcaico, objeto de estudo da antropologia contemporânea e com o qual o conceito de non sense se alinha quanto à sua aplicação funcional.
  • D. é objeto de estudo da psicanálise, então em sua fundação, por abarcar simbolicamente as figuras ligadas às funções materna e paterna, de maneira alternada.
  • E. como diz o poeta Tristan Tzara, não significa nada, e por isso mesmo é a mais acurada representação de um movimento que questiona a razão utilitária aplicada à linguagem, tendo por método a aleatoriedade.

Questão 860666

Secretaria da Educação - ES (SEDU/ES) 2016

Cargo: Professor de Artes / Questão 39

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Na década de 70 despontaram grandes nomes da música brasileira como, Chico Buarque, Caetano Veloso, Paulinho da Viola entre outros. Os festivais de música tiveram grande importância neste período, bem como a intensa participação dos públicos. No Festival Internacional da Canção realizado em 1968, a música interpretada pelo cantor e compositor Geraldo Vandré ficou em segundo lugar perdendo para Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque. O resultado decepcionou a plateia que, sob intensas vaias protestou exigindo vitória para a música de Vandré, que se tornaria uma das mais representativas de resistência ao período político vigente. O nome da música de Geraldo Vandré e o período histórico tratado são, respectivamente,
  • A. O bêbado e o equilibrista, Estado Novo.
  • B. Pra não dizer que não falei das flores (Caminhando), Ditadura Militar.
  • C. Alegria, alegria, Diretas já.
  • D. Cálice, Ditadura Militar.
  • E. Cálice, Estado Novo.

Questão 841782

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Arte / Questão 41

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A cultura popular brasileira é marcada por um processo de mistura de tradições, ritos e práticas de diferentes origens que formaram um todo híbrido, com características variadas. A fusão desses elementos culturais diversos denomina-se
  • A. carnavalização.
  • B. cosmovisão dialógica.
  • C. politização.
  • D. sincretismo.
  • E. mimetismo antropológico.

Questão 841784

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Arte / Questão 43

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Assinale a opção que apresenta manifestações populares típicas da cultura maranhense.
  • A. fogaréu, cavalhada e dança portuguesa
  • B. catira, frevo e terno dos reis
  • C. carnaval, cacuriá e ticumbi
  • D. festas juninas, festa da bruxa e coco
  • E. tambor de crioula, festa do divino e boi de matraca

Questão 841786

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Arte / Questão 45

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo como referência a obra Bumba meu boi, assinale a opção correta.

  • A. A composição segue cânones da perspectiva acadêmica (cônica e isométrica).
  • B. A temática/contexto, bem como os símbolos representados na pintura, é de identificação global.
  • C. A artista utiliza uma paleta com baixas tonalidades para retratar um ambiente melancólico.
  • D. A artista utiliza uma paleta de tonalidades contrastantes para enfatizar o teor comemorativo da festividade retratada.
  • E. Os elementos e figuras de destaque a obra estão organizados em planos entrecruzados, o que causa sensação de desequilíbrio.

Questão 841787

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Arte / Questão 46

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Recentemente, o titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, condenou um hotel e o Município de São Luís a procederem aos serviços de restauração da estátua da Mãe D’água Amazonense, localizada na Praça Dom Pedro II. A obra é de autoria do artista plástico maranhense Newton Sá, nascido em Colinas – MA, no ano de 1908.

A escultura Mãe D’água Amazonense

  • A. representa o movimento construtivista.
  • B. tem influência da antropofagia modernista.
  • C. compartilha das características das esculturas brasileiras contemporâneas.
  • D. representa o neoclassicismo maranhense.
  • E. tem formas que fazem referência ao barroco mineiro.