Artes Artes Visuais História da Arte

Leia o texto e analise o trabalho do artista Pablo Picasso, responda as questões 25, 26 e 27.

Ana Mae refere-se à Proposta Triangular como "construtiva, interacionista, dialogal, multiculturalista e é pós-moderna por tudo isto e por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula, sendo esta articulação o denominador comum de todas as propostas pós-modernas do ensino da arte" (BARBOSA, Ana Mae, 1998). Assinale a alternativa que corrobora a afirmação da autora.

  • A.

    Educação estética é ensinar estética no sentido de formação sistemática de classificações e de teorias.

  • B.

    O que chamamos de educação estética de crianças, adolescentes e adultos é, sobretudo, a formação de artistas e produtores de arte.

  • C.

    É um erro pensar que há uma hierarquização de atividades, isto é, primeiro, a leitura da obra, depois, a contextualização e finalmente, o fazer artístico.

  • D.

    A Proposta Triangular não tem correspondido à realidade dos professores e à necessidade de instrumentalizar o aluno para o momento em que se vive.

  • E.

    É, unicamente, através da "Fazer Artístico", que se pode praticar uma educação multicultural.