Questões de Concurso de Patrimônio Artístico - Artes

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Questão 961096

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 41

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

As mídias sociais, aplicadas ao campo do patrimônio e dos museus, se tornam ativos estratégicos para democratização do acesso à cultura e à informação, com a capacidade de:
  • A. gerar sínteses e centralizar as informações para o Estado;
  • B. controlar fluxos e processos informacionais da documentação objeto de guarda;
  • C. promover socialização em rede e transformar dados em informações;
  • D. limitar o acesso à informação para controlar setores da população;
  • E. custodiar acervos de museus em arquivos digitais e legitimar uma memória oficial.

Questão 961097

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 42

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Com base no texto, analise as afirmativas a respeito dos objetivos de uma política cultural para os acervos digitais.

I. construir e integrar bases de dados;

II. ativar mídias sociais para divulgar acervos e coleções;

III. aumentar a rentabilidade, ampliando o número de sócios;

IV. investir em conteúdos de alta qualidade e erudição.

Está correto somente o que se afirma em:

  • A. I e II;
  • B. I e III;
  • C. I e IV;
  • D. II e IV;
  • E. III e IV.

Questão 969000

Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) 2018

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Artes / Questão 48

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Superior

Os patrimônios culturais podem ser materiais e imateriais, consistindo o primeiro na reunião de coisas tangíveis de uma sociedade, como construções arquitetônicas, parques, praças, artefatos, objetos de arte, entre outros. Já as produções culturais imateriais são
  • A. registros deixados pelo homem em sítios arqueológicos.
  • B. os elementos ligados às ações e ou produtos do saber.
  • C. elementos encontrados por peleontólogos e arqueólogos.
  • D. bens classificados segundo suas características documentais.
  • E. áreas naturais de grande relevância para a sobrevivência da humanidade.

Questão 839371

Prefeitura de Presidente Prudente - SP 2016

Cargo: Arte Educador / Questão 50

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

No excerto, o artista descreve o efeito de um tipo de procedimento expositivo característico do modernismo, que organiza as obras

  • A. em ordem cronológica.
  • B. por analogia de linguagem.
  • C. em categorias geopolíticas.
  • D. em grids vazados.
  • E. no modelo do cubo branco.

Questão 952591

Secretaria Municipal de Administração de Vitória - ES (SEMAD/ES) 2007 (3ª edição)

Cargo: Professor de Educação Básica III - Área Educação Artística no Ensino Fundamental / Questão 67

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A visita a museus, galerias e exposições pelos alunos de uma escola deve ser sempre incentivada pelos professores para que possam apreciar a obra de arte pessoalmente. No que se refere a esse assunto, julgue os próximos itens. Acervo é o conjunto de obras que pertencem a um museu. As exposições permanentes são feitas com obras do próprio acervo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 952592

Secretaria Municipal de Administração de Vitória - ES (SEMAD/ES) 2007 (3ª edição)

Cargo: Professor de Educação Básica III - Área Educação Artística no Ensino Fundamental / Questão 68

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A visita a museus, galerias e exposições pelos alunos de uma escola deve ser sempre incentivada pelos professores para que possam apreciar a obra de arte pessoalmente. No que se refere a esse assunto, julgue os próximos itens. Durante visita a um museu, o professor deve incentivar que os alunos interajam com todas as obras de arte por meio do toque, percebendo os detalhes e a emoção ali presentes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 952593

Secretaria Municipal de Administração de Vitória - ES (SEMAD/ES) 2007 (3ª edição)

Cargo: Professor de Educação Básica III - Área Educação Artística no Ensino Fundamental / Questão 69

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A visita a museus, galerias e exposições pelos alunos de uma escola deve ser sempre incentivada pelos professores para que possam apreciar a obra de arte pessoalmente. No que se refere a esse assunto, julgue os próximos itens. Cada museu se especializa em obras de arte de um período, na maioria das vezes de um único artista, o que facilita a identificação de cada obra pelo visitante.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 952594

Secretaria Municipal de Administração de Vitória - ES (SEMAD/ES) 2007 (3ª edição)

Cargo: Professor de Educação Básica III - Área Educação Artística no Ensino Fundamental / Questão 70

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A visita a museus, galerias e exposições pelos alunos de uma escola deve ser sempre incentivada pelos professores para que possam apreciar a obra de arte pessoalmente. No que se refere a esse assunto, julgue os próximos itens. O Museu de Arte do Espírito Santo possui importante acervo de consagrados artistas locais e nacionais, entre eles a coleção de Dionísio Del Santo e do artista Rafael Samú.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 409573

Prefeitura de Taboão da Serra - SP 2010

Cargo: Professor III - Área Educação Artística / Questão 26

Banca: ZAMBINI Instituto

Nível: Superior

Sobre os museus podemos afirmar que

  • A.

    A potencialidade cultural dos museus é fraca

  • B.

    A potencialidade cultural dos museus é enorme

  • C.

    A potencialidade cultural dos museus é nula

  • D.

    A potencialidade cultural dos museus deixa a desejar

  • E.

    N.d.a.

Questão 474641

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2009

Cargo: Analista - Área Conservação / Questão 22

Banca: Fundação Universa (FUNIVERSA)

Nível: Superior

Um determinado museu encontra-se em situação de ruínas e precisa ser restaurado. Para realizar o diagnóstico de conservação, os conservadores planejaram diversas fases: 1ª fase – Coleta de informações a fim de fornecer aos avaliadores das coleções e da arquitetura dados sobre a instituição, o edifício, as coleções, os funcionários e as atividades. 2ª fase – Os avaliadores deverão examinar vários aspectos ligados ao meio ambiente, observando as condições existentes, as coleções e fazendo uma revisão da documentação do edifício. 3ª fase – Depois de identificar as áreas chave que precisam de mais investigação ou análise, os avaliadores das coleções e do edifício deverão rever essas áreas em conjunto, diagnosticar as causas prováveis das áreas problemáticas atuais ou potenciais. 4ª fase – Elaboração de texto que contemple as avaliações das coleções e da arquitetura com as devidas recomendações mutuamente compatíveis.

Essas fases são nomeadas, respectivamente, como

  • A.

    avaliação diagnóstica, sondagem, elaboração de relatório, avaliação do processo.

  • B.

    preparação, coleta de dados, identificação de problemas, elaboração de relatório.

  • C.

    sondagem, elaboração do diagnóstico, identificação de problemas e relatório.

  • D.

    preparação, coleta de informações, análise conjunta e relatório do diagnóstico.

  • E.

    preparação, avaliação diagnóstica, análise do grupo, sondagem.