Questões de Concurso de Teoria em Arte - Artes

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Questão 716630

Secretaria de Estado e da Educação e do Esporte - AL (SEE/AL) 2014

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 71

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O ensino das artes não se relaciona à dimensão social das manifestações artísticas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 716631

Secretaria de Estado e da Educação e do Esporte - AL (SEE/AL) 2014

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 72

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Aprender a perceber, a sentir e a articular a arte dissocia-se das funções das escolas e da sociedade.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 716632

Secretaria de Estado e da Educação e do Esporte - AL (SEE/AL) 2014

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 73

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A arte pode ter função criadora na construção do devir humano.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 716640

Secretaria de Estado e da Educação e do Esporte - AL (SEE/AL) 2014

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 81

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A educação artística foi incluída no currículo escolar em 1971 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Porém, somente a partir da atual LDB (Lei n.º 9.394/1996), a arte passou a ser considerada disciplina obrigatória na educação básica. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem. Os rituais, as tradições e os saberes de uma comunidade, um povo ou um grupo podem ser fonte de conteúdos para o ensino de artes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 894697

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) 2017

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 9

Banca: Instituto Federal Brasilia (IFB)

Nível: Superior

A Arte deve ser compreendida como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Sobre as afirmações abaixo, ocorridas a partir da segunda metade do século XX, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

I. ( ) Surgiram os cursos de História da Arte, ultrapassando as hegemonias do Desenho Geométrico, do Desenho Técnico, da Geometria Descritiva e do Desenho Pedagógico.

II. ( ) O ensino da música, antes predominantemente baseado no Canto Orfeônico, começou a ser modificado nos anos de 1960 com a introdução de novos métodos da Educação Musical no trabalho escolar.

III. ( ) A Lei 5692/71, responsável pela reforma do ensino de 1º e 2º graus no Brasil, passou a considerar a Arte como experiência de sensibilização e conhecimento genérico.

IV. ( ) Com o estabelecimento da Lei 5692/71, nas escolas, a Arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar. Além disso, os professores de Arte deveriam atender a todas as linguagens artísticas com um sentido de prática polivalente.

V. ( ) Para ajudar no enfrentamento e na superação dos problemas, ausências e distorções do Ensino da Arte, foram organizadas, a partir de 1972, as Associações de Arte-Educadores em diversos estados do Brasil.

Marque a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

  • A. V, V, V, V, F
  • B. V, V, F, V, F
  • C. V, F, V, F, F
  • D. F, F, V, V, V
  • E. F, V, V, V, F

Questão 892075

Cargo: / Questão 54

Banca:

Nível:

De acordo com a estética da comunicação, a busca por uma nova sensibilidade estética está baseada em dez princípios explicitados por Costa (1991). Sobre estética da comunicação, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A estética da comunicação é uma estética de eventos; não se identifica com as questões formais e o acontecimento mostra -se como fluxo espaço-temporal, destacando a noção de interactive living process.

( ) Tecnicamente, o evento é alcançado por meio de aparelhos que possibilitam a comunicação entre locais geograficamente distintos. O evento existe na perspectiva do aqui e agora, não se expandindo no espaço-tempo.

( ) Não importa o conteúdo que está sendo transmitido, mas, sim, a rede de trocas que está sendo ativada e as condições funcionais dessas trocas. Neste sentido, todo evento é um exercício de metacomunicação.

( ) O evento acontece em tempo não real.

( ) O evento não é a mobilização de conceitos, é mais uma mobilização de energia.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V – F – V – F – V.
  • B. F – V – F – V – F.
  • C. F – F – V – V – F.
  • D. V– V – F – F – V.
  • E. F – V – V – V – F.

Questão 892076

Cargo: / Questão 55

Banca:

Nível:

Quando o ser humano faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa nos mostrar exatamente como as coisas são no mundo natural ou vivido, e sim como as coisas podem ser de acordo com a sua visão. A função da arte e o seu valor, portanto, não estão no retrato fiel da realidade, mas, sim, na representação simbólica do mundo humano. Baseados nessa perspectiva, podemos destacar arte erudita, popular e de massa. Deste modo, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A arte erudita refere-se àquela produzida e apreciada pela elite de uma sociedade, mas não necessariamente uma elite econômica, compreendida pelas pessoas ricas, e sim por uma pequena parcela, uma minoria de pessoas que conhecem vários estilos artísticos e que são bem informadas, ou seja, a elite cultural.

( ) A arte erudita caracteriza-se por apresentar esforço para captar o significado da existência humana, instigar o público apreciador a mudar sua visão de mundo e envolver o desenvolvimento dos códigos artísticos.

( ) Podemos citar como características da arte erudita: ter um alcance abrangente; ser de rápida visualização e de fácil acesso; ser produzida por uma minoria cultural para entretenimento e apreciação de muitos; ser interpretada por vários pontos de vista diferentes em relação aos seus significados; poder utilizar-se de todas as manifestações artísticas como as artes visuais, as artes cênicas, a dança e a música através dos meios audiovisuais; acompanhar tendências e mudanças contemporâneas que influenciam a sua criação; ser comercializada fazendo parte de um grande mercado consumidor.

( ) No outro extremo, encontra-se a arte popular, ou seja, aquela feita pelo povo e para o povo. O artista popular mantém raízes com a comunidade da qual faz parte, sendo grandemente influenciado, na sua criação, pelos seus motivos e significados simbólicos e estéticos.

( ) Arte popular possui como principais características: ser geralmente anônima, pois é resultado de várias colaborações que passam de geração em geração ao longo do tempo, geralmente feita oralmente; apresentar visão de mundo de um determinado grupo social; expressar os sentimentos comuns de uma coletividade.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. F – V – F – V - F.
  • B. V – F – V – F – V.
  • C. V – F – F – V – V.
  • D. F – F – V – V – F.
  • E. V – V – F – V – V.

Questão 610140

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Programação Visual / Questão 71

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O uso da cor tem grande importância no design, sendo um dos principais elementos visuais por sua capacidade de eliciar os sentidos. O designer deve considerar aspectos psicológicos, técnicos e estéticos ao desenvolver projetos de comunicação visual, em que a luz pode ser transmitida ou refletida. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As cores primárias aditivas são o amarelo, o ciano e o magenta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 676079

Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) 2013

Cargo: Professor de Classe Pleno I - Área Arte / Questão 78

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio a organização dos elementos e códigos das artes conforme os sistemas de representação, expressão e comunicação resulta em

  • A.

    linguagem visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.

  • B.

    arte visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.

  • C.

    texto visual, sonoro, teatral, coreográfico e audiovisual.

  • D.

    estética visual, sonora, teatral, coreográfica e audiovisual.

  • E.

    sistema visual, sonoro, teatral, coreográfico e audiovisual.

Questão 676080

Secretaria da Educação - CE (SEDUC/CE) 2013

Cargo: Professor de Classe Pleno I - Área Arte / Questão 79

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio as competências e habilidades gerais a serem adquiridas na aprendizagem das artes estão organizadas com base em três grandes eixos: Investigação e Compreensão; Contextualização Sociocultural e

  • A.

    Criação e Produção Cultural.

  • B.

    Representação e Comunicação.

  • C.

    Interpretação e Transformação.

  • D.

    Historicização Patrimonial.

  • E.

    Socialização e Transversalização.