Questões de Concurso de Teoria em Arte - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 964803

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 82

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue os itens que se seguem. De modo a acomodar as diferenças culturais regionais, locais, étnicas ou particulares, o planejamento didático deve ser flexível e incluir as manifestações artísticas da comunidade.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 968985

Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) 2018

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Artes / Questão 33

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Superior

A palavra arte, de origem latina (artis), está ligada à língua grega no termo tékne (origem também de técnica, relativa à arte, ao saber) e nasce da ideia de que o ser humano sempre fez coisas, desde sua origem. Entretanto, arte não é simplesmente uma técnica para “fazer coisas”. Para que algo seja arte, é necessário um sentido ou uma intenção. Não há função cotidiana na arte, como encontramos em outros objetos, mas sim uma função
  • A. harmônica e filosófica.
  • B. poética, estética e artística.
  • C. prática e objetiva.
  • D. simplesmente do belo.
  • E. única e comunicativa.

Questão 968998

Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) 2018

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Artes / Questão 46

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Superior

Wassily Kandinsky, artista considerado o pai da arte abstrata, teve em sua pintura um processo de desligamento da figuração.

Uma obra abstrata tem como principal característica a

  • A. simplificação das formas das figuras e o emprego de cores puras e agressivas.
  • B. representação dos objetos com todas as suas partes num mesmo plano de uma pintura.
  • C. preocupação apenas com as sensações de luz e cor, não se importando com os sentimentos humanos.
  • D. expressão das sensações humanas e a interpretação das angústias do homem do início do sé-culo XX.
  • E. ausência de relação imediata entre as formas, pois não representa nada da realidade que nos cerca.

Questão 969001

Secretaria de Estado de Educação - MG (SEE/MG) 2018

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Artes / Questão 49

Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível: Superior

O conceito natureza-morta apresenta uma curiosidade inicial: tem relação indireta com a natureza e não tem nada a ver com a morte. O conceito aqui analisado faz parte da terminologia da pintura. Essa temática foi muito utilizada na arte do século XIX e continua presente na pintura contemporânea, pois o papel da luz, o sentido da harmonia e o cromatismo são aspectos genuínos da arte de pintar, independentemente do momento histórico e do criador (https://conceitos.com/natureza-morta/acesso em 17/02/2018). Entre as pinturas do século XIX, a seguir, em uma delas é fácil encontrar essa temática, identifique-a.
  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Questão 961087

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 32

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Nessa tirinha, o personagem Hagar, o terrível, ao se referir aos tipos de pessoas que existem no mundo, expressa ironicamente uma visão de cultura baseada em:

  • A. valores etnocêntricos;
  • B. pressupostos relativistas;
  • C. funções simbólicas;
  • D. hábitos adquiridos;
  • E. padrões cognitivos.

Questão 961088

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 33

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

Ao longo da história, uma das definições de cultura foi a seguinte: Estado mental responsável pelo espírito formador de um indivíduo, obtido pelo cultivo de valores elevados, pelo domínio das letras e das artes e pela crença na razão e na ciência.

Nessa definição, o conceito de cultura promove:

  • A. valores inclusivos;
  • B. ideais de tolerância;
  • C. integração étnica;
  • D. distinção social;
  • E. reconhecimento da alteridade.

Questão 961089

Câmara de Salvador - BA 2018

Cargo: Analista Legislativo Municipal - Área Gabinete da Presidência / Questão 34

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Superior

O termo multiculturalismo se refere a uma postura moral e politicamente favorável ao pluralismo cultural e a modelos de integração social e de gestão política que busquem o seu fomento, conforme explicitado em certos tipos de programas sociais como:

I. políticas de preservação do patrimônio linguístico aborígene em escolas indígenas;

II. desenvolvimento de símbolos que fortalecem a identidade nacional;

III. programas de controle de imigrantes com base em critérios confessionais;

IV. projetos pedagógicos voltados para a educação das relações étnico-raciais.

São exemplos de programas baseados no ideal do multiculturalismo somente:

  • A. I e II;
  • B. I e III;
  • C. I e IV;
  • D. II e IV;
  • E. III e IV.

Questão 716630

Secretaria de Estado e da Educação e do Esporte - AL (SEE/AL) 2014

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 71

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O ensino das artes não se relaciona à dimensão social das manifestações artísticas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 716631

Secretaria de Estado e da Educação e do Esporte - AL (SEE/AL) 2014

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 72

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Aprender a perceber, a sentir e a articular a arte dissocia-se das funções das escolas e da sociedade.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 716632

Secretaria de Estado e da Educação e do Esporte - AL (SEE/AL) 2014

Cargo: Professor - Área Artes / Questão 73

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A arte pode ter função criadora na construção do devir humano.
  • C. Certo
  • E. Errado