Artes Artes Visuais Teoria em Arte

Os instrumentos artísticos vão desde o lápis ao computador, passando por uma infinidade de objetos que estão vocacionados para riscar, pintar, cortar, soldar, de acordo com os materiais e suportes a trabalhar. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os materiais associados às artes visuais são variadíssimos e vão desde os ligados ao domínio bidimensional do desenho e pintura, como riscadores, tintas, solventes etc., aos ligados às técnicas de impressão como chapas, linóleos, madeiras e suportes variados ― papéis, telas, acrílicos, vidros e outros, assim como os associados ao domínio tridimensional ― barro, gesso, metais, madeira, etc.

  • B.

    No séc. XX a noção de instrumento, material e suporte artístico alargou-se enormemente com a alteração e a integração de novos conceitos na arte. Mesmo assim, o corpo humano não pode ser considerado "material" e "suporte", como na "body Art".

  • C.

    Objetos já existentes, que foram tirados do seu contexto habitual e integrados no domínio artístico, como os "ready made" dos grupos Dada e Surrealista, não podem ser exemplos de novas e revolucionárias acepções dos termos suporte e material.

  • D.

    Em "instalações", "happenings" e performances", atuações e intervenções artísticas, o uso de materiais e suportes obedece a uma regra única: não estão condicionados pelo caráter original da ideia expressiva.

  • E.

    Os materiais "clássicos", cerâmica, madeira, metal, vidro, etc. foram usados durante séculos sem grandes alterações na sua composição. No nosso século seu uso continua inalterado.