Na realidade brasileira, a cultura e o lazer cultural são quase figuras de retórica. Durante muitos anos a função de administrar, divulgar e executar atividades culturais foi atribuição exclusiva do poder público. Tais circunstâncias levaram os administradores de museus, de casas de cultura e de núcleos históricos passíveis de utilização turística a adotar posturas passivas. Aguardavam-se os visitantes, não havia interesse em promoção ou em projetos de incentivo ao turismo cultural.

Hoje a mentalidade começa a se modificar. Conceitos de marketing são utilizados na gestão dos bens culturais. Dentre outras ferramentas, está a utilização da teoria dos 4Ps, o market mix, que, se aplicada de maneira inteligente, pode contribuir para o desenvolvimento das atividades de cultura e turismo cultural.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que representa a composição descrita na teoria dos 4Ps de marketing.

  • A.

    Praça, Preço, Produto e Potencial de mercado

  • B.

    Preço, Produto, Potencial de mercado e Políticas públicas

  • C.

    Praça, Preço, Produto e Promoção

  • D.

    Promoção, Preço, Produto e Propaganda

  • E.

    Preço, Produto, Posição e Praça