Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) Música medieval

 (2) Música renascentista

(3) Música barroca

 (4) Música clássica

(5) Romantismo

(6) Música do século XX

 ( ) Tem, como maiores representantes, Haydn e Mozart, além de algumas composições de Beethoven. Grande desenvolvimento da orquestra e, pela primeira vez na história da música, os instrumentos passaram a ter mais importância do que a voz. Uma música leve, com clareza de tessitura e, principalmente, homofônica. Grande equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade.

 ( ) Liberdade de forma e de concepção na música. Expressão intensa e vigorosa da emoção dos compositores: seus pensamentos e sentimentos, inclusive suas dores. Tessituras mais densas, modulações ousadas, harmonias mais ricas. Grande virtuosismo técnico, sobretudo dos pianistas e violinistas.

 ( ) Cantochão, Organum, Motetos, Danças, Canções, Ars Antiqua e Ars Nova

( ) Impressionismo; Nacionalismo; Influências jazzísticas; Politonalidade; Atonalidade; Expressionismo; Pontilhismo; Serialismo; Neoclassicismo; Microtonalidade; Música Concreta; Música Eletrônica; Serialismo total; Música aleatória.

 ( ) Uma época de grandes descobertas e explorações, devotada ao saber e à cultura, particularmente às idéias dos antigos gregos e romanos. Início das composições para instrumentos e grande desenvolvimento da polifonia coral. Músicas exuberantes: ritmos enérgicos as impulsionam para frente e as melodias são tecidas em linhas extensas e fluentes.

( ) No século XVII, desenvolveu-se o sistema tonal, a invenção de novas formas e configurações (inclusive a ópera, o oratório, a fuga, a suíte, a sonata e o concerto) e a orquestra, c

  • A.

    1, 3, 5, 2, 4, 6;

  • B.

    6, 4, 5, 2, 3, 1;

  • C.

    3, 5, 6, 2, 1, 3;

  • D.

    4, 5, 1, 6, 2, 3;

  • E.

    2, 5, 6, 1, 4, 3.