Considere as afirmações abaixo.

I. A música de concerto contemporânea explorou conscientemente dimensões do tempo que contestam a escuta linear, negam a repetição e questionam o pulso rítmico.

II. O canto gregoriano é uma música para ser cantada, em princípio, por vozes masculinas em uníssono, à capela, na caixa de ressonância da igreja, sem acompanhamento instrumental.

III. Em 1913 foi apresentada no Teatro dos Champs- Elisées a Sagração da Primavera, diante da revolta e assombramento da platéia. Seu compositor, que insistia que �temos um dever com a música: o de inventá-la� foi Igor Stravinski.

IV. O processo de aproximação entre a música moderna do Ocidente e a tradição modal do Oriente começou sutilmente com Debussy, que conheceu músicas chinesas, javanesas, indianas, vietnamitas na Feira Mundial de Paris, por ocasião do centenário da Revolução Francesa. É correto o que se afirma em:

  • a.

    III e IV, apenas.

  • b.

    II, III e IV, apenas.

  • c.

    I, II e IV, apenas.

  • d.

    I, II e III, apenas.

  • e.

    I, II, III e IV.