No ensino da dança permanecem fortes as influências do balé clássico, que ainda representa um ideal de corpo e um modelo hegemônico, portanto, uma concepção de corpo e de técnica. Entretanto, pode-se observar que as correntes modernas da dança e da educação propõem pensar e ampliar a perspectiva para o ensino da dança. Rudolf Laban foi um dos precursores deste movimento. O objetivo central da proposta de Laban para a dança é compreender
  • A. o ensino da dança como forma de desenvolver as capacidades humanas, expressivas e criativas, permitindo uma interação entre o conhecimento intelectual e as habilidades criativas.
  • B. o ensino da dança de forma técnica e profissional, mediante a manutenção das estéticas codificadas e consolidadas no ensino da dança nos diversos contextos.
  • C. o ensino da dança como resgate da cultura corporal e de uma formação cidadã, de modo a ampliar a maneira de tratar o balé clássico nos ambientes educacionais.
  • D. a formação de um corpo harmônico e equilibrado, que represente a cultura erudita e que componha questões entre forma e conteúdo para o ensino de dança nos espaços de formação.