Quanto aos procedimentos metodológicos e didáticos para o ensino da dança, percebe-se a necessidade de refletir acerca dos papéis dos sujeitos envolvidos, ou seja, da relação e participação do professor e estudante no processo pedagógico. Dessa forma, levando em conta os estudantes como sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, bem como o desafio de ampliar o papel do professor, é preciso considerar que este profissional
  • A. divide e media o processo de criação com os estudantes e estabeleça uma prática diferenciada, permitindo um diálogo corporal mútuo, porém não autoritário, fomentando a descoberta e a criação.
  • B. assume o papel de responsável por transmitir os conhecimentos para os estudantes, bem como constitui- se como responsável pela execução técnica da movimentação a ser ensinada.
  • C. precisa possuir formação técnica em dança para garantir o aprendizado dos estudantes, pois necessita saber executar a movimentação a ser ensinada.
  • D. direcione todo o processo de descoberta da movimentação, das técnicas de dança a ser ensinada, bem como a composição coreográfica com autoridade e disciplina.