Como acabamento de um desenho ao qual é necessário conferir algum realismo, será necessário definir o sombreamento, em tons de cinza, com esfuminho e lápis de grafite mole, ou técnica que dê resultado equivalente, de uma esfera com foco de luz lateral a aproximadamente 45° com a vertical, sobre uma mesa coberta por uma toalha branca, vista de um ângulo superior ao do plano da mesa, equivalente ao de uma pessoa de pé a alguns metros de distância, em ambiente pintado com cores escuras e pouco refletivas. O limite entre a superfície da esfera e o fundo, representado pela mesa, será melhor representado
  • A. pelo contraste entre a sombra mais escura da esfera sobre a mesa e a superfície mais clara da esfera, na borda oposta à iluminação.
  • B. por uma linha negra que acentue a separação entre a área acinzentada, definida pelo sombreamento da esfera e a área levemente mais clara da sombra da esfera sobre a mesa.
  • C. por uma linha negra que separe as áreas com mesmo tom de cinza, definidas pelo sombreamento da esfera e pela sombra da esfera sobre a mesa.
  • D. pelo contraste entre a sombra mais clara da esfera sobre a mesa e a superfície mais escura da esfera, na borda oposta à iluminação.
  • E. por uma linha branca, que separe as áreas igualmente escurecidas definidas pelo sombreamento da esfera e pela sombra da esfera sobre a mesa.