“Ao estudarmos a imagem impressa, (...) vamos compreender que o significado de uma ilustração se origina no antes e no depois. Explicando melhor, a arte de ilustrar se localiza mais na sombra do que nos aspectos simbólicos da palavra. O olhar pergunta mais para a escuridão do que para o que está nos significados dos objetos representados à luz” (p. 32).

Com base nessa passagem do livro “Pelos Jardins de Boboli”, de Rui de Oliveira, e tendo em mente que o autor está pensando a ilustração de um texto no âmbito literário, aponte a afirmação que melhor explica o texto acima
  • A. A ilustração é a arte de representar minuciosamente o texto ilustrado, tendo especial atenção para os detalhes anatômicos.
  • B. O texto é um elemento supérfluo à ilustração, podendo ou não ser levado em conta durante a criação de uma ilustração.
  • C. O importante numa ilustração é o ato de produzi-la e publicá-la, fazendo com que o nome do ilustrado seja mais rapidamente reconhecido.
  • D. A ilustração despertará mais interesse caso ela abra mais possibilidades de leitura para o texto literário, e caso haja cautela com o que se ilustra.
  • E. A ilustração é a arte de criar imagens fantasiosas por meio do claro escuro, tornando dessa forma os objetos mais reconhecíveis.