A linguagem audiovisual tem códigos próprios referentes a cada suporte técnico específico. Há várias abordagens e correntes teóricas do audiovisual que podem ser utilizadas para o estudo de cada uma de suas manifestações. Sobre as teorias do audiovisual, é INCORRETO afirmar:
  • A. O formalismo russo, movimento-chave para a teoria do cinema, floresceu entre 1915 e 1930. Os primeiros formalistas foram rigorosamente estetas; para eles, a percepção estética era um fim em si mesma.
  • B. As duas fontes da semiótica contemporânea são o lingüista suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913) e o filósofo pragmático americano Charles Sanders Pierce (1839-1914). Pierce pesquisava os símbolos e signos, que o autor considerava como “a trama e a urdidura de todo o pensamento e investigação científicos.”
  • C. A teoria crítica busca desvendar os defeitos e as falhas técnicas nas imagens e enunciações visuais. Ela é importante para aqueles que pretendem exercer a profissão de crítico de programas audiovisuais. Essa teoria foi elaborada por um filósofo chamado André Bazin.
  • D. O estruturalismo interessava-se pelas relações imanentes constitutivas da linguagem e dos sistemas discursivos. Logo, neste sistema teórico, o comportamento, os textos e as instituições são vistos como analisáveis em termos de uma rede subjacente de relações.