As ferramentas CAD 3D dispõem de facilidades de uso de bibliotecas acessíveis por meio da Internet. A criação de bibliotecas personalizadas também é factível. Um dos problemas, no possível uso de bibliotecas prontas, é o fato de a indústria brasileira não compartilhar da mesma padronização nos produtos da construção civil com aqueles produzidos nos países onde foram desenvolvidas essas ferramentas CAD. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.
  • A. Uma das vantagens de criar uma biblioteca no sketchup é que a mesma pode ser aproveitada em outros arquivos. Essa facilidade ocorre em outros software, tais como AutoCAD, MicroStation, Revit, ArchiCAD.
  • B. Recurso interessante é a facilidade de utilizar imagens fotográficas como base para criação de modelos tridimensionais de edifícios já existentes para auxiliar em projetos de reformas ou para recriar objetos decorativos. No sketchup, esse recurso é denominado photo match.
  • C. A aplicação de bibliotecas de objetos construtivos complexos, como escadas, exige que o software permita inserir variáveis paramétricas (altura do pé-direito, altura e largura dos degraus etc.) para que o uso destes objetos seja eficiente e produtivo. Essas facilidades paramétricas estão presentes apenas em ferramentas específicas de arquitetura, tais como o Revit, ArchiCAD, AutoCAD.
  • D. Na aplicação de bibliotecas, o formato padrão de troca de arquivos entre os software CAD é o DXF. Sendo assim, todas as ferramentas CAD permitem utilizar esse formato de arquivo para importação de bibliotecas externas.
  • E. Em geral, as bibliotecas DXF disponíveis encontram-se no padrão métrico ou imperial.