A educação artística é um meio importante de transformação social e uma necessidade para a vida. Identifique dentre as alternativas a que trata da importância da Arte do ponto de vista antropológico, para além do ponto de vista mercadológico.
  • A. É possível olhar a comercialização da Arte não só pelas distorções que isso gera, mas também pelos benefícios trazidos, como a geração de empregos e a difusão das diferentes expressões artísticas para um número cada vez maior de pessoas.
  • B. As diversas produções artísticas são geradoras de negócios e de riquezas e, consequentemente, de empregos, conforme revelam estudos sobre a cadeia produtiva em diversos setores de produção artística.
  • C. Na pré-produção das Artes, devem ser considerados a importância da indústria de instrumentos musicais e de equipamentos de som e de gravação, a matéria-prima, a fabricação de suporte e a indústria fonográfica, o ensino profissional artístico e técnico, a formação de plateia e a educação musical.
  • D. A Arte faz parte do ser humano. Não há grupo social conhecido sem manifestações artísticas e culturais. Estas permeiam toda a vida humana e formam a identidade de um povo. Por isso, as Artes fazem parte de nossa mais antiga memória. Retrata o conhecimento do homem, o que ele é e produz.
  • E. Os governos deveriam dar mais incentivos e recursos às Artes, não só pela importância que a cultura tem para uma sociedade, mas sob este outro forte argumento: a geração de recursos.