Considerando a importância e a necessidade do trabalho com a poesia na escola, identifique a alternativa que contradiz a formulação em destaque no quadro.

  • A. Ensinar poesia (em todos os seus subgêneros) é trabalhar o texto como resposta a uma necessidade, a alguém (o leitor), a um tempo definido. A poesia dentro dessa concepção é um modo de viver o mundo (ver, sentir, experimentar e projetar) e cada composição poética reflete quem somos, o que pensamos, sentimos e buscamos.
  • B. Podemos dizer que a forma de ensinar a Literatura, especialmente a poesia, deve ser vista como um sistema de obras e autores, história literária ou conjunto de textos e poemas consagrados de grandes autores. Uma didática de transmissão de informações diversificadas acerca da literatura, a exemplo de biografias dos autores e títulos de obras, das datas e periodização, resumos e trechos de obras com suas respectivas características, prescindindo do exercício original da leitura da obra, envolvendo sempre sua análise linguística.
  • C. Os professores devem trabalhar com a poesia com seus alunos, porque esta atividade vem sendo indicada como um dos meios mais eficazes para trabalhar o desenvolvimento das habilidades de percepção sensorial da criança e do adolescente, do senso estético e de suas competências leitoras e simbólicas. A interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade linguística da criança e do adolescente, através do acesso e da familiaridade com a linguagem conotativa e refinamento da sensibilidade para a compreensão de si própria e do mundo, o que faz este tipo de linguagem uma ponte imprescindível entre o indivíduo e a vida.
  • D. É importante que o professor estimule os seus alunos a escutar essa linguagem (poética), despertando assim seus ouvidos para os versos, e que a criança descubra em si mesma esses versos e neles se encontre, refaça-se e se reencontre. O objetivo não é transformar os alunos em grandes escritores de poesias, até por que não se faz poetas, só estimulam-se a ler e escrever desde cedo. O objetivo é transformá-los em leitores aptos a interpretar e compreender o que o poeta quis transmitir através dos versos.
  • E. É muito importante trabalhar a poesia no contexto escolar com o apoio do professor, visto que a sala de aula deve ser, antes de tudo, território da inventividade e também um lugar onde se instiguem as possibilidades de criação e inovação. A poesia encanta principalmente os adolescentes, crianças e jovens por ser imaginosa, fantasiosa, além de ter o poder de despertar para algo que já é seu: a alegria de viver, a espontaneidade, a graça, a inventividade e a criatividade.