A crítica à escola tradicional trouxe uma contribuição inegável no sentido de valorização da produção criadora da criança, pautada no princípio da livre expressão, acompanhado pelo imprescindível conceito de criatividade. Identifique a alternativa diretamente relacionada a esse conceito.
  • A. No âmbito do universo do conhecimento, dito conceito caracteriza a expressão de um processo cognitivo, que transforma a realidade e produz o "novo", rompendo com as barreiras do conhecido, estabelecendo novas relações.
  • B. Esse conceito consiste na experiência de refletir sobre a Arte como objeto de conhecimento, elencando dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da Arte e os elementos que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.
  • C. Por meio desse conceito, os alunos conhecem o fazer artístico como experiência de interação (celebração e simbolização de histórias grupais).
  • D. Trata-se de um elemento indispensável na apreensão dos conteúdos, possibilitando que a aprendizagem se realize por meio de estratégias pessoais de cada aluno.
  • E. Por meio do convívio com o universo da Arte, os alunos podem conhecer o objeto artístico como produção cultural (documento do imaginário humano, sua historicidade e sua diversidade).