Atualidades e Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais - Mundo Blocos Econômicos

Chamamos, hoje, de União Européia o que surgiu em 1957 como Mercado Comum Europeu, acordo firmado entre 6 países da Europa ocidental, integrados à ordem capitalista e à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que celebraram sua integração econômica por meio do Tratado de Roma. A idéia de criar um mercado comum na Europa surgiu como forma de "reservar" o mercado europeu para as empresas européias, os investimentos europeus para o capital europeu e enfrentar a concorrência dos Estados Unidos. O Mercado Comum Europeu foi baseado em 2 experiências anteriores, quais foram elas?

  • A.

    O Nafta: união dos países americanos e a Otan: Organização do Tratado do Atlântico Norte, criada em 1990 entre os países continentais da europa ocidental para proteção militar do continente.

  • B.

    O Benelux: união aduaneira entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo e o Ceca: Comunidade Européia do Carvão e do Aço, criada em 1952 entre França, Itália e Alemanha Ocidental e Benelux, para "cartelizar" as reservas de carvão e o mercado do aço europeu.

  • C.

    A Belíndia: união econômica e tecnologia entre Bélgica e Índia e a Coca: Comunidade Central Anglo-saxônica, criada entre os países de origem anglo-saxônica, em 1957, para privilegiar o crescimento industrial do Reino Unido.

  • D.

    A ONU (Organismo das Nações Unidas) e na OMC (Organização Mundial do Comércio).

  • E.

    A USSR: união econômica de todas as repúblicas socialistas soviéticas e a Commonwealth of Nations, mercado comum criado entre as nações anglo-saxônicas, sob o comando da realeza britânica.