Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Cultura

"Época triste a nossa. É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito." (citação atribuída a Albert Einstein)

O conhecimento que tornou possível o uso da energia nuclear derivou de pesquisas experimentais e teóricas sobre a estrutura do átomo, concentradas principalmente no fim do século XIX e na primeira metade do século XX. Desde então, proliferam argumentos favoráveis e desfavoráveis acerca do aproveitamento da energia atômica para fins diversos.

A respeito do panorama da energia nuclear no mundo contemporâneo assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Apenas dois países que possuem arsenal nuclear declarado assinaram o Tratado de Não-Proliferação Nuclear: Estados Unidos e Rússia.

  • B.

    Os países da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) são os que concentram a maior capacidade instalada de usinas nucleares no mundo.

  • C.

    O Paquistão faz parte do grupo de países que possuem arsenal nuclear declarado e que não assinaram o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

  • D.

    A França é, em termos relativos, o país cujo consumo interno de energia produzida por reatores nucleares é o maior do mundo.

  • E.

    O Brasil possui um acordo de cooperação com a Argentina para o desenvolvimento e a aplicação de usos pacíficos da energia nuclear, assinado no início dos anos 1980.