Questão 48956 - Cultura

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Cultura

Os primeiros anos após o fim da Embrafilme, ocorrida no governo Collor, foram difíceis para o cinema brasileiro, cuja produção viu-se drasticamente reduzida. O final dos anos 90, no entanto, registra, aos olhos de muitos, a ressurreição da cinematografia brasileira. A propósito do tema, examine as opções abaixo e assinale a incorreta.

  • A.

    Alguns filmes recentes, como Carlota Joaquina, cujas pegadas foram seguidas pela série televisiva O Quinto dos Infernos, buscam na história nacional sua fonte de inspiração, dela se apropriando de maneira jocosa e irreverente.

  • B.

    Fernanda Montenegro, conhecida como "primeira dama do teatro brasileiro", também colhe o reconhecimento do público em trabalhos para a televisão e o cinema; como protagonista de filme brasileiro, chegou a ser indicada para concorrer ao Oscar de melhor atriz.

  • C.

    Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, foi o primeiro filme brasileiro a receber importante premiação internacional, no início dos anos 60 – a Palma de Ouro, por sua vitória no festival internacional de cinema de Cannes, na França

  • D.

    Ao arrebatar o Oscar de melhor filme estrangeiro, Central do Brasil, de Walter Salles, demonstrou a capacidade criadora da cinematografia brasileira, em que se conjugam bons argumentos e atores, esmero técnico e direção sensível e competente

  • E.

    O Estado brasileiro encontrou novas formas de apoiar a produção cultural no país, inclusive na área de cinema: trata-se da legislação que permite, mediante renúncia fiscal, que parte dos impostos devidos por empresas seja canalizada para o financiamento de atividades culturais.