Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Cultura

Dulcina de Moraes estreou como protagonista aos 15 anos de idade na peça Lua Cheia, a convite de Leopoldo Fróes, um dos maiores mitos teatrais do século 20, sendo apontada como uma verdadeira revelação. Nos anos 40, obteve grande consagração com a estreia do espetáculo Chuva, no Teatro Municipal, adaptação de uma novela de Somerset Maugham, dirigida e protagonizada por ela, vivendo a personagem Sadie Thompson. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta sobre Dulcina de Moraes e sua história.
  • A. O Teatro Dulcina de Moraes foi primeiramente instalado na Cidade Livre, atualmente Núcleo Bandeirante, e serviu de ponto de encontro para diversão e difusão das artes cênicas entre os migrantes que vinham construir a nova capital.
  • B. Filha de consagrados atores franceses de teatro, Dulcina de Moraes fugiu para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, logo após a invasão nazista em Paris.
  • C. Com o crescente interesse do público pelo cinema, deixou o teatro em segundo plano e foi protagonista em diversos filmes entre nos anos de 1950 e 1960, tendo sido premiada com a Palma de Ouro, do Festival de Cannes, por sua participação no filme O Pagador de Promessas.
  • D. Em homenagem a Dulcina de Morais, uma das grandes damas do teatro brasileiro, uma das salas do Teatro Nacional Cláudio Santoro foi inaugurada com o nome dela.
  • E. Após bem-sucedida carreira como atriz de teatro, Dulcina liderou, ainda no Rio de Janeiro, a criação da Fundação Brasileira de Teatro, com foco na formação de atores e atrizes. Na década de 1970, mudou-se para Brasília, onde continuou as suas atividades até o final da vida.