Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Diversos

“Revezamento da tocha dos Jogos Rio 2016 contempla todas as regiões do Brasil - Roteiro dura cerca de 90 dias e percorre aproximadamente 20 mil quilômetros”

A cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016 será no dia 5 de agosto, mas a tocha olímpica já está circulando pelo país. Ao todo, o símbolo passará por cerca de 300 cidades, em todas as regiões do Brasil, em um roteiro de aproximadamente 20 mil quilômetros.

A jornada teve início em 21 de abril de 2016, na Grécia, onde a tocha foi acesa em Olímpia, cidade-berço dos Jogos Olímpicos. Depois de seguir um trajeto pelo país, a tocha foi entregue ao Brasil no dia 27 de abril, para começar seu revezamento em “.............” no dia 3 de maio. Durante a rota do revezamento no Brasil, a tocha será carregada, ao todo, por cerca de 12 mil condutores, além de voar 10 mil milhas pelo país. O símbolo olímpico vai passar por 83 municípios escolhidos como "cidade celebração": em cada um desses locais, haverá um grande evento, que inclui show musical nacional e outras atrações. Todas as 27 capitais dos estados e do Distrito Federal estão incluídas na lista.

O revezamento será feito, além dos carregadores, por um comboio de veículos, que deve passar por cerca de 500 localidades: 300 cidades receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta.

 (www.brasil2016.gov.br, 28/04/2016)

O ponto de partida da tocha Olímpica dos Jogos de 2016 no Brasil foi em:

  • A. Anápolis.
  • B. Campo Grande.
  • C. Brasília.
  • D. Ilhéus.
  • E. Rio Branco.