Questão 156005 - Economia

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Economia

Leia o depoimento de um vendedor ambulante a seguir:

"Nunca contribuí para a Previdência. Às vezes, me sinto como se não fizesse parte do Brasil, é como se a gente vivesse em outro país. Acho que ninguém tem registro do que eu faço. Desisti de procurar emprego há anos, pois o mercado me excluiu. E não me sinto empregado. Se eu ficar doente de uma hora para outra? Não sei - diz ele, exibindo uma bandeirinha do país do qual se sente excluído"

 O GLOBO – 2005

Depoimentos como este traduzem a idéia de que existem duas modalidades de absorção do trabalhador pelo mercado: uma, na qual as atividades econômicas são formalizadas e os trabalhadores contribuem para a Previdência e têm carteira assinada; e outra, na qual predomina o vínculo informal com grande instabilidade e mobilidade entre as diversas ocupações dos trabalhadores.

Considerando a coexistência entre os setores formal e informal, analise as afirmativas a seguir sobre o mercado de trabalho no Brasil:

I - a separação entre o campo e a cidade, dominando o emprego informal no primeiro e o formal na segunda.

II - a oscilação da população trabalhadora entre o emprego formal e informal, marcando uma tendência ao crescimento da informalidade.

III - a divisão social entre empregados e desempregados, evidenciando nos últimos a falta de experiência no mercado de trabalho.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estão corretas.