Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Economia

Quanto às atividades econômicas e à distribuição territorial da população brasileira, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Na maior parte de sua História, o Brasil viu a maioria absoluta de sua população concentrar-se na faixa litorânea, processo que acompanhou, em larga medida, a localização de seu eixo econômico, da cana-de-açúcar à indústria, passando pelo café.

  • B.

    No século XVIII, a descoberta de metais preciosos em áreas sertanejas levou parcela considerável da população para o interior, como foi o caso expressivo das Minas Gerais e, secundariamente, de Goiás e Mato Grosso.

  • C.

    Condições estruturais e efeitos climáticos adversos explicam, em larga medida, os processos migratórios que, partindo do Nordeste, atingem outras áreas do país, como o Norte, em face da extração da borracha, e o Sudeste, graças à industrialização.

  • D.

    A industrialização brasileira cada vez mais se concentra nas regiões de maior densidade populacional, o Sudeste e o Sul, e nas grandes metrópoles, o que freia o desenvolvimento de cidades pequenas e médias, além de impedir o florescimento de outras atividades econômicas no interior do país.

  • E.

    Meta-síntese do Plano de Metas de JK, Brasília também foi justificada como elemento impulsionador da interiorização do desenvolvimento nacional, inclusive por contribuir para a incorporação do Norte e do Centro-Oeste ao processo de modernização que o país buscava empreender naquele contexto.