Questão 73773 - Economia

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Economia

Recentemente, alguns jornais de circulação nacional divulgaram duas notícias até pouco tempo inimagináveis para nossa realidade. Uma delas dizia que as exportações da Petrobrás já batem as importações. A outra afirmava que o Brasil deverá exportar esse ano 600 mil toneladas de trigo.

Admitindo-se a veracidade dos fatos, assinale a única alternativa correta:

  • A.

    O leitor melhor avisado reconhece que a produção de petróleo no país ruma para a auto-suficiência, o mesmo não podendo ser afirmado em relação ao trigo

  • B.

    A auto-suficiIencia do trigo foi assegurada a partir da década de 1990, quando sua produção passou a se dar por meio de espécies transgênicas, mais produ- tivas que as convencionais.

  • C.

    O incremento da produção de petróleo vem se dando a partir da progressiva incorporação de cam- pos terrestres, particularmente nos terrenos sedimentares da Amazônia Ocidental (Uaupés).

  • D.

    As exportações de petróleo e trigo em 2003 superam as importações em um quadro econômico recessivo, fruto das elevadas taxas de juros e da ausência de uma política governamental que estimule a produ- ção e o consumo.

  • E.

    A maior valorização do trigo no mercado externo, associada à queda do consumo interno de massas, decorrente da perda de renda da classe trabalhado- ra, permitem antever o fim das suas exportações, mesmo porque sua produção ainda é insuficiente para abastecer o mercado interno.