Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Economia

"Uma característica comum a todos os países em crescimento acelerado é o ritmo intenso de investimentos em infra-estrutura. (...) Os serviços e produtos gerados pelos setores de infra-estrutura – energia, petróleo e gás, transportes, telecomunicações e saneamento básico – funcionam como órgãos vitais em qualquer sistema econômico."

(Revista Exame, 27 de setembro de 2006, página 104).

Sobre o quadro da infra-estrutura brasileira, visando o crescimento econômico, assinale a alternativa correta.

  • A. Na área de energia, após os riscos de apagão ocorridos no governo passado, foram ampliadas usinas hidrelétricas que garantem o crescimento econômico brasileiro nos próximos 20 anos, com taxa mínima de crescimento do PIB em 5% ao ano.
  • B. A baixa qualidade da malha rodoviária brasileira é uma das responsáveis por perdas de produtividade na exportação de grãos, em especial arroz e soja.
  • C. O saneamento básico no Brasil teve um avanço considerável nos últimos 10 anos e hoje compara-se em abrangência (residências com água tratada e rede de tratamento de esgoto) a países como Estados Unidos e China.
  • D. A infra-estrutura brasileira tem sido motivo de garantia do crescimento econômico nacional nos últimos 10 anos, em patamar igual aos demais países do chamado Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).
  • E. Diante da falta de dinheiro público, as parcerias públicoprivadas constituem-se formas alternativas de atração de investimentos privados e tem sido responsáveis pelo crescimento da rede de telefonia celular e distribuição de derivados de petróleo, no Brasil.