Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Educação

"Muito dinheiro para pouco resultado."

(Revista Exame, 27 de setembro de 2006, página 28).

Desde o início de 2006, mais de 1 milhão de universitários passaram a ter os estudos custeados pelo Estado brasileiro. No final de fevereiro foi anunciada a ampliação do ensino superior gratuito, com investimentos de 600 milhões de reais na construção de 40 campi. Assinale a alternativa correta em relação ao tema educação no Brasil.

  • A. Em pesquisa realizada pelo jornal inglês The Times, o Brasil tem 5 universidades colocadas entre as 100 melhores do mundo, o que comprova a qualidade do investimento feito na educação do Brasil.
  • B. O gasto médio por aluno com o ensino infantil, impulsionado pelo programa Bolsa Escola do Governo Federal, cresceu exponencialmente nos últimos 4 anos, tornando-se maior que o da Coréia e México juntos.
  • C. O custeio dos estudos universitários pelo governo brasileiro dá-se exclusivamente pelo ingresso em universidades públicas federais ou programas de estudos no exterior, por meio de bolsas de pesquisa e extensão.
  • D. Comparado a países como México, Coréia e Estados Unidos, o Brasil gasta muito com o ensino superior e pouco com os ensinos médio e fundamental.
  • E. A manutenção de universidades públicas gratuitas segue tendência mundial nos países que são referência em educação no mundo, tais como Inglaterra e Coréia do Sul.