Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Energia

O debate sobre a exploração do petróleo no Brasil ganha novos aspectos no ano de 2004. Um deles gira em torno das atividades petrolíferas no Estado do Rio de Janeiro e as infra-estruturas necessárias a essa atividade econômica. Quanto ao aspecto em destaque, indique a afirmação correta.

  • A.

    A PETROBRAS tem um projeto para transportar petróleo da Bacia de Campos para o Estado de São Paulo, através de oleoduto a ser construído, o que depende da aprovação da Assembléia Legislativa fluminense e de licença ambiental.

  • B.

    A PETROBRAS insiste em sua proposta original que visa à substituição da construção de um oleoduto de 723 km de extensão, o qual atravessaria o território fluminense, pela construção de uma refinaria de porte no norte do Estado.

  • C.

    A PETROBRAS decide importar integralmente nova plataforma de produção de petróleo, instalando-a em Angra dos Reis, a fim de interligar, através de um oleoduto, esse porto à Bacia de Campos

  • D.

    O governo estadual do Rio de Janeiro desencandeia agressiva campanha pela construção de uma refinaria em seu território, face à produção fluminense de petróleo ser majoritária no País e à inexistência de refinarias nesse Estado

  • E.

    Os municípios fluminenses defendem a construção de um oleoduto, visando à maior arrecadação de royalties, uma vez que, comparativamente aos estados e à União, são os mais privilegiados com esses recursos.