Atualidades e Conhecimentos Gerais Brasil e Localidade Específicas Brasil Energia

Após o intenso desenvolvimento ocorrido entre as décadas de 60 e 70 do século passado, sucederam-se sérios problemas no Estado de Rondônia — tais como a redução dos investimentos federais na década de 80 do século passado —, os quais se materializaram no esgotamento prematuro das terras mais apropriadas às atividades agropastoris e na devastação florestal. A fim de conter o desflorestamento, uma das medidas tomadas foi a criação, em 2001, de um corredor ecológico binacional na fronteira desse território com a Bolívia, mediante a utilização de financiamento do Banco Mundial.

Considerando-se as informações acima, é correto afirmar que a finalidade essencial da construção do corredor ecológico binacional é

  • A.

    preservar as sub-bacias hidrográficas que compõem a bacia amazônica, bem como proteger espécies animais e vegetais da região.

  • B.

    impedir a realização de atividades econômicas na faixa fronteiriça entre Rondônia e Bolívia.

  • C.

    substituir a antiga Reserva Biológica Nacional do Jaru, situada às margens do rio Ji-Paraná, na divisa com o Estado de Mato Grosso.

  • D.

    atender à exigência do Ministério do Meio Ambiente para a concessão de licença para a extração em larga escala de diamante na Reserva Roosevelt.

  • E.

    compensar a desativação da Reserva Natural do Guaporé, realizada por pressão das madeireiras, cumprindo-se, dessa forma, determinação do IBAMA.